Olá! Compartilhamos com você, a cartilha que apresenta o estudo “Contribuições para a mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 na cadeia produtiva da laranja”. O estudo foi produzido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar).
Realizado entre dezembro de 2021 a novembro de 2022, nos estados de Sergipe, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, o estudo visa conscientizar trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre suas realidades e qual o papel dos governantes, das empresas e dos Sindicatos para garantir dignidade, seguridade e respeito para quem trabalha nesse setor do campo.
“Para a CONTAG o estudo realizado nos 6 estados brasileiros é importante para que agricultores e agricultoras familiares, assalariados e assalariadas rurais saibam dos seus direitos e das responsabilidades que cabem aos governos, empresas e sindicatos, como a garantia da dignidade, da seguridade e do respeito com que trabalha no meio rural”, ressalta a secretária de política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Vânia ainda ressalta que a pesquisa é relevante para o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), pois a partir dela poderá incidir junto a agricultura familiar nessa cadeia produtiva.
Saiba mais sobre o estudo “Contribuições para a mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 na cadeia do suco de laranja” AQUI
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes