Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À PANDEMIA
CONTAG expressa o seu pesar pela morte de mais de 300 mil brasileiras e brasileiros pela Covid-19
WhatsApp

25 de Março de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
300 mil mortes
combate à pandemia
coronavírus
covid
nova variante
vacinação

O Brasil ultrapassou a triste marca de 300 mil óbitos pela Covid-19. Para além do número elevado de mortos, essa marca é muito preocupante, principalmente pelo acelerado avanço da doença durante o mês de março e, especialistas apontam que teremos um mês de abril ainda difícil. Desde o início de fevereiro de 2021, a média móvel de mortes, média diária calculada a cada sete dias, só aumenta. Do período de 17 a 23 de março, a média móvel de óbitos foi de 2.349 pessoas/dia, este número faz do Brasil o país com a maior média móvel de mortes no mundo. Em números absolutos, nesta quarta-feira, dia 24 de março, o Brasil registrou 12.226.530 casos e 301.087 óbitos acumulados.

Preocupa, ainda, o surgimento de novas variantes. A nova variante brasileira P.1 do coronavírus, que surgiu no estado do Amazonas, tem carga viral dez vezes maior do que outras versões do vírus, alerta estudo feito pela Fiocruz. Portanto, o avanço da Covid-19 no Brasil é muito preocupante, o que torna urgente a tomada de medidas que evitem aglomerações, sob pena do País não conseguir reduzir a tendência do número de infectados(as) e, consequentemente, o surgimento de novas variantes, tendo como consequências o colapso do sistema de saúde e o aumento da média móvel de óbitos.

Experiências em diversos países no mundo demonstram que, para além das medidas de prevenção já conhecidas, a única forma eficaz de combater a contaminação do vírus é por meio da compra e/ou produção de vacina e da vacinação em massa. Já conseguimos vencer a guerra da vacina, o mundo já produziu várias vacinas que se mostraram eficazes. No caso do Brasil, falta vencer a batalha da vacinação. Hoje, dos mais de 210 milhões de habitantes, até o momento, o País conseguiu vacinar apenas 13.389.523 pessoas, ou seja, 6,32% com a primeira dose, e 4.418.425 pessoas, o que corresponde a 2,09% com a segunda dose. Portanto, ainda estamos distantes de alcançar os 70%, parâmetro adotado pelos cientistas como mínimo para se reduzir o impacto da doença e se alcançar a imunidade coletiva pela Covid-19.

Infelizmente, o negacionismo por parte do governo federal, atrelado à falta de planejamento prévio para a produção e compra de vacinas, fez com que o Brasil chegasse tardiamente ao mercado que está produzindo vacinas contra a Covid-19, trazendo como consequência o agravamento da doença e o baixo nível de imunização da população brasileira.

Diante desse contexto, a CONTAG vem a público denunciar a incompetência do governo federal diante da pandemia, principalmente na morosidade com relação à disponibilização de vacinas a toda a população brasileira, o que acarreta na violação aos direitos humanos, consagrado na Constituição Federal. Ao mesmo tempo, a Confederação presta a sua homenagem às pessoas vitimadas pela Covid-19, se solidariza com as mais de 300 mil famílias e amigos(as) em luto – entre elas de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares – e com a luta das(os) profissionais de saúde para preservar o direito fundamental à vida, mesmo estando em risco a sua. A vocês todo o nosso agradecimento em nome dos povos do campo, da floresta e das águas.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico