Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAÚDE
CONTAG participa do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação
WhatsApp

27 de Fevereiro de 2023


Ricardo Stuckert
TEMAS RELACIONADOS:
imunização
saúde
vacina
vacinação

Com o lema “Vacina é vida. Vacina é para todos”, o governo federal lançou o Movimento Nacional pela Vacinação com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no País, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a confiança nas vacinas após um longo período de desmonte e de campanha de desinformação. Segundo informações do Ministério da Saúde, a mobilização inclui vacinação contra Covid-19 e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas.

"Vamos trabalhar para que o Brasil volte a ter números satisfatórios de imunização e investir em saúde e proteção", destacou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Considerado um país pioneiro e uma referência internacional em campanhas de vacinação, o Brasil vem apresentando retrocessos nesse campo e praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. "Em 2015, o Brasil atingiu uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações, média que chegou a preocupantes 60,8% em 2021", acrescentou Lula. "Depois de um triste período de negacionismo e descrença na nossa ciência, o governo federal e o Ministério da Saúde voltarão a cuidar do povo brasileiro".

Em uma primeira etapa, iniciada nesta segunda em todo o Brasil, a vacinação será com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Neste momento, serão vacinadas as pessoas idosas acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários/as e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Cerca de 18 milhões de brasileiros/as fazem parte desse grupo e o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 19 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todos os estados e para o Distrito Federal. Em seguida, será divulgada a próxima etapa da campanha e o público a ser beneficiado.

Ainda segundo informações do governo federal, para atingir a meta de 90% de cobertura vacinal em todos os grupos, o Ministério da Saúde está reconstruindo a relação plena com as sociedades científicas e o diálogo com estados e municípios, em uma lógica interfederativa na tomada de decisões. Para todas as estratégias de vacinação propostas, o comprometimento e a união da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. O objetivo é informar a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas, além da reintrodução de vírus já erradicados no Brasil.


Para a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, a CONTAG participou do evento de lançamento para evidenciar a importância da imunização da população brasileira e de conscientizar as populações do campo, da floresta e das águas de que vacinas salvam vidas. “O lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação foi um momento muito importante, inclusive com a participação de diversos movimentos e organizações sociais. Depois desses últimos anos da nossa luta de enfrentamento à Covid-19, de negacionismo da ciência e das vacinas, esse evento foi um marco para a saúde pública brasileira. Esse momento também traz o nosso presidente sendo a primeira pessoa a receber a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. Sem dúvidas, essa iniciativa é uma referência, ter um presidente que se importa com a saúde da população, que entende a importância da ciência, que reforça a conscientização da sociedade como um todo para que as pessoas se vacinem como uma prevenção e como um meio de ter uma vida mais saudável e de garantir uma qualidade de vida”, destacou a dirigente da CONTAG.


Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações do Planalto.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico