O Brasil ultrapassa a triste marca de 400 mil óbitos pela Covid-19. Nesta quinta-feira, 29 de abril, o País registrou a marca de 14.541.806 de casos e 400.021 óbitos acumulados, segundo dados divulgados pelo portal G1, com uma média móvel de 2.379 mortes por dia. Especialistas alertam que, quanto maior o número de casos de infectados(as), maior é a probabilidade do surgimento de novas variantes. No Brasil, é o caso da P.1 surgida no estado do Amazonas, da B.1.318 encontrada na Suíça e no Reino Unido, e da Variante Sul Africana B.1.351, além da N9 que é uma mutação da variante P1.
Segundo o Instituto Butantan, com o surgimento de novas variantes, fica mais difícil e distante o combate à Covid-19, porque há o risco de que elas sejam mais transmissíveis, mais letais e resistentes às vacinas.
Passado mais de um ano da pandemia, ficou demonstrado que para além das medidas de prevenção já conhecidas, a única forma eficaz de combater a contaminação do vírus é por meio da vacina e da vacinação. No Brasil, apesar do surgimento das vacinas, o processo de vacinação está muito lento e atrasado. Até o momento, o País vacinou um total de 30.740.811 com a primeira dose, o que equivale a 14,52% da população brasileira e um total de 14.621.694 com a segunda dose, equivalendo a 6,9%.
O negacionismo do governo federal inerente à gravidade da pandemia e a falta de prioridade e planejamento para a produção e compra de vacinas, contribuíram para que se instalasse no País uma grave crise sanitária, social, econômica e política. As ações e omissões por parte do governo federal no enfrentamento à pandemia levou o Senado Federal a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com a finalidade específica de investigar o descaso dos governos frente ao combate à doença, bem como provocar o desenvolvimento de ações mais efetivas para o seu controle.
Diante desse contexto, a CONTAG vem a público cobrar do governo federal uma atuação mais proativa e responsável, que respeite a ciência, a OMS e a orientação dos(as) profissionais da saúde do País e do mundo, no enfrentamento à pandemia. Viabilize vacina já para toda a população brasileira, auxílio emergencial de R$600,00 e recomposição do orçamento da União, garantindo todos os investimentos necessários na produção de vacinas, de alimentos e para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Frente a esta situação, a CONTAG vem prestar a sua homenagem às mais de 400 mil pessoas vitimadas pela Covid-19, e expressa a sua solidariedade às famílias e amigos(as) enlutados entre elas trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e à luta das(os) profissionais de saúde para preservar o direito fundamental à vida. A vocês todo o nosso agradecimento em nome dos povos do campo, da floresta e das águas.
Diretoria da CONTAG
FONTE: Diretoria da CONTAG