Nos últimos dias o Brasil vem acompanhando a grave crise sofrida pela população do estado do Rio Grande do Sul por conta das enchentes e, consequentemente, das mortes, pessoas desaparecidas e prejuízos materiais e na produção de alimentos.
Esse caos climático instalado no estado do Rio Grande do Sul, um dos piores de sua história, vem se tornando algo recorrente, pois é o quarto episódio em menos de um ano. Em 2023, três eventos ocorreram em junho, setembro e novembro, deixando 75 mortos. Agora, já são 32 mortos e 60 desaparecidos até o início desta sexta-feira (3).
A CONTAG vem expressar a sua solidariedade à população gaúcha, em especial, às famílias enlutadas pela morte de seus entes queridos. A Confederação iniciou as negociações do Grito da Terra Brasil (GTB) e cobra medidas emergenciais por parte dos governos municipais, estadual e federal para minimizar os impactos das enchentes e da crise climática. Para os agricultores e agricultoras familiares, que perderam toda ou parte da sua produção agrícola e da pecuária familiar, também estamos cobrando ações efetivas.
Aproveitamos para divulgar informações sobre como e onde ajudar com doações para as famílias vítimas das enchentes:
- As prefeituras e Defesa Civil estão aceitando doações de roupas, colchões, itens de higiene, alimentos não perecíveis, dentre outros itens;
- As doações podem ser feitas diretamente nas prefeituras;
- Para mais orientações, contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
Diretoria da CONTAG