A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) expressam a sua total solidariedade às famílias agricultoras e aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais atingidos pelas fortes chuvas no estado, principalmente dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Os temporais causaram estragos e prejuízos em boa parte do sul do estado e também em municípios da Regional Centro, com perda de lavouras e produção leiteira, de bens, destruição de casas, agroindústrias, da sede de sindicatos e de mortes e com pessoas ainda desaparecidas, em especial nas áreas rurais. Muitas comunidades ainda estão sem comunicação, água potável, energia e estradas destruídas.
Infelizmente, estão previstas mais chuvas para os próximos dias. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicou nesta segunda-feira (20) novo aviso meteorológico especial. Há previsão de pancadas moderadas a fortes de chuva. As chuvas virão acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, podendo ocasionar grandes acumulados. Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados, informa o documento.
Portanto, além de nos solidarizarmos com as vítimas de toda a situação de calamidade que se instalou na região, expressamos também a nossa preocupação com a continuidade das fortes chuvas e os impactos que irão gerar para a agricultura familiar e para a população em geral.
Os Sindicatos também estão divulgando notas de solidariedade. Veja no link abaixo:
Nota_solidariedade_STTR Anchieta.pdf
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma
Propriedade rural de Alfredo Chaves
Sede do STR de Iconha FONTE: Diretoria da CONTAG e da FETAES