A Fetaes completa hoje 54 anos. Esse mais de meio século de história traz registros que nos enchem de orgulho pelo pertencimento a uma organização tão importante na luta por valorização da agricultura familiar e dos agricultores e agricultoras que constroem dia após dia a nossa entidade.
A Fetaes tem em sua trajetória bandeiras históricas de luta, as quais permeiam toda nossa existência. A luta pelo acesso à terra para quem nela trabalha, com fomento à reforma agrária como ferramenta de desenvolvimento e justiça social está em nosso DNA. Buscamos também em nossa história garantir ao homem e à mulher do campo o direito à aposentadoria digna, buscando levar a previdência social para a rotina de vida dessas pessoas.
Nas duas últimas décadas a Fetaes deu um salto em sua organização adotando políticas transversais, com incentivo à organização no interior da Federação de mulheres, juventude e terceira idade, inclusive com cotas obrigatórias de representação desses setores em nossa direção e sindicatos filiados.
Somos a única Federação no Brasil a realizar eleições diretas e unificadas, envolvendo todos os sindicatos filiados que estejam aptos a participar. Com isso, sindicatos e federação votam nas mesmas datas em suas direções locais e na direção da Federação, num processo que promove e democracia e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras.
A atuação da Fetaes também é prolífera na reivindicação junto aos poderes públicos por políticas de fomento à agricultura familiar, de incentivo e inovação.
Nossa ação junto à Contag, nossa confederação, busca fortalecer o ramo da agricultura em uma organização robusta e atuante. Da mesma forma, estamos juntos à Central Única dos Trabalhadores, como instrumento da classe trabalhadora na luta por direitos e justiça.
Temos como grande destaque a realização anual da Feira Estadual da Agricultura Familiar do Espírito Santo, a FEAFES, que aproxima a produção rural e a cidade em um evento grandioso, e que muito nos orgulha.
Completamos 54 anos com muito feito e muito ainda por fazer. Nossa organização tem raízes profundas na luta por direitos, na defesa da vida e da dignidade para a população do campo. Buscamos sempre na união e na disposição de luta a garantia de dias melhores para todos e todas. E que venham mais 54 anos. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Edilson Lenk