Contag convoca Fetags e STTRs para organizarem campanhas de solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras atingidas pelas chuvas e enchentes.
As fortes e contínuas chuvas que caíram em Santa Catarina provocaram enchentes e desastres de grandes proporções, matando mais de uma centena de pessoas e deixando milhares de desabrigados, sem condições de retornar às suas casas e retomar suas vidas.
A situação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais é a mais grave de todas. As lavouras, a infra-estrutura, especialmente a malha rodoviária estão totalmente destruídas. Comunidades inteiras estão ilhadas em casa e os animais de criação morreram. Eles não têm condições de retomar o seu processo produtivo a curto e médio prazo, uma vez que perderam o patrimônio acumulado durante anos de trabalho e sacrifícios.
Diante desse gravíssimo quadro, o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) vai desencadear uma campanha de solidariedade em todo o País. O apoio pode ser dado por meio de doações das entidades sindicais, dos diretores e assessores e dos próprios trabalhadores e trabalhadoras rurais. "Toda ajuda que puder ser dada neste momento é importante e certamente contribuirá para reduzir o sofrimento das famílias dos trabalhadores e trabalhadoras rurais afetados", convoca Manoel dos Santos, presidente da Contag.
É importante também que as Fetags e STTRs mobilizem suas bases para ampliar a campanha de solidariedade para outras categorias. Os recursos devem ser depositados na seguinte conta corrente:
Banco do BrasilTitular: MSTTR SOLIDÁRIO SCAG: 2901-7C/C: 25.619-6
Os recursos arrecadados serão enviados para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), que vai distribuí-los para as áreas rurais mais afetadas. A sua colaboração reduzirá o sofrimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais vítimas das chuvas e enchentes.