Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À PANDEMIA
Ao completar 1 ano do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, país contabiliza mais de 250 mil mortes e de 10,3 milhões de infectados
WhatsApp

26 de Fevereiro de 2021


Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
1 ano do primeiro caso
combate à pandemia
coronavírus
covid
nova variante
pandemia
vacinação

Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, completa um ano do aparecimento do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, registrado no estado de São Paulo. Até o momento, o País contabiliza mais de 250 mil mortes e mais de 10 milhões e trezentos mil casos.

Ao longo de um ano, a doença passou por duas ondas, a primeira alcançou o seu pico no final de julho de 2020 e, a segunda, teve início a partir da segunda quinzena de novembro. Agravada pelas festas de final de ano, a segunda onda atingiu, na última semana do mês de fevereiro, a maior média móvel de mortes desde o início da pandemia, mais de 1.100 óbitos por dia.

O avanço da doença é acelerado com o surgimento de uma nova variante no estado do Amazonas. Esta nova variante agravou bastante o quadro naquele estado, centenas de pessoas perderam suas vidas, principalmente pela falta de oxigênio. No dia 23 de fevereiro de 2021 o Ministério da Saúde divulgou informações sobre o rastreamento de 204 casos da nova variante avançando em outros estados do Brasil. Também surgiram em outros países outras variantes e especialistas apontam que o seu aparecimento tem relação direta com a falta de aplicação de medidas preventivas, principalmente a falta de higienização do corpo e das superfícies dos espaços com maior circulação de pessoas, uso de máscaras e isolamento social.

Na busca de se encontrar uma forma de prevenção definitiva da doença, várias vacinas foram fabricadas e testadas no mundo, todas com eficácia geral já comprovada. As que se encontram em estado mais avançado são: Vacina da Oxford/Astrazeneca com 90%, Sputinik 94%, Coronovac/Sinovac: 50,38%, Pfizer/BioNtech: 90%, Moderna 94,5% e Johnson & Johnson: 66%.

No Brasil já foram distribuídas 10 milhões e 900 mil doses de vacinas, sendo 2 milhões da Oxford/Astrazeneca e mais de 8 milhões da Coronovac. Após um mês de distribuição destas doses foram vacinadas 6.765.829 pessoas com a primeira dose e 1.684.569 com a segunda dose. O número de vacinados com a primeira dose corresponde apenas a 2,92% da população brasileira, ou seja, muito longe de alcançar o número mínimo de 70% da população total, número este, apontado pelos especialistas como parâmetro mínimo para que a imunidade coletiva seja alcançada.

No mundo mais de 50 países já iniciaram a vacinação. Os países que mais vacinaram foram os Estados Unidos, com mais de 65 milhões de doses; a China, com mais de 40 milhões de doses; a União Europeia, com mais de 28 milhões de doses; o Reino Unido, com mais de 18 milhões de doses; a Índia, com mais de 12 milhões de doses; Israel, com mais de 7 milhões de doses, e o Brasil, com mais de 6 milhões de doses. Apesar de o Brasil ter um Programa Nacional de Imunizações (PNI) e uma rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com experiência comprovada em processos ágeis de vacinação de outras doenças, a vacinação contra a Covid-19 não avança. O governo federal insiste no negacionismo contra a doença e continua a colocar disputas ideológicas e políticas a frente da urgência de salvar vidas.

No Brasil, especialistas apontam que mesmo com o agravamento da doença, o País aplica pouquíssimas medidas de prevenção à Covid-19. O Ministério da Saúde não exerce liderança no desenvolvimento de uma ação articulada com os governos estaduais, distrital e municipais, impossibilitando, dessa forma, o controle de fronteiras, instalação de barreiras sanitárias e, principalmente, não tem um plano de ação que viabilize o processo de vacinação da população.

Diante da postura adotada pelo governo federal, a CONTAG vê com muita preocupação a situação atual do avanço desenfreado da doença no Brasil e repudia qualquer tentativa de se colocar a disputa partidária e ideológica em detrimento da necessidade de se salvar vidas.

Para a CONTAG, é urgente que o governo federal desenvolva um plano de ação articulado com os governadores de todos os estados e, neste plano, sejam sinalizadas ações concretas e emergenciais para a instalação de infraestrutura, logística e de armazenamento adequado para cada vacina, bem como desenvolva um amplo processo de informação sobre a importância de imunização da população brasileira como única forma eficaz de combate à Covid-19.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico