Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRILAGEM DE TERRAS
A grilagem de terras no Brasil é estrutural e histórica: seminário evidencia a disputa pelos territórios, o aumento da violência e a atuação do mercado nesse processo
WhatsApp

25 de Outubro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
Contag
Direito Agrário
grilagem de terra
grilagem de terras
regularização fundiária

Ao longo dos dias 20, 21 e 22 de outubro foi realizado o Seminário “Campanha contra Grilagem de Terras”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Campanha contra a Grilagem, integrada por várias organizações, entre elas a CONTAG. Esse seminário integrou a programação do II Congresso Internacional de Direito Agrário 2021.

Esse seminário reunião especialistas na temática, lideranças de organizações sociais, representantes do poder público, entre outros convidados e convidadas.

Nessas três tardes de debates, foram abordados os seguintes temas: Novas formas de grilagem no Brasil contemporâneo: estratégias legislativas e registrais; Grilagem e Violências: impactos socioambientais, violações contra a vida de lutadores(as) do povo e violências institucionais; e Formas de enfrentamento à grilagem de terras no Brasil.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, participou da mesa que tratou desse último tema, realizada na última sexta-feira (22). As exposições foram feitas por Claudinei dos Santos, da Coordenação Movimento dos Sem Terra (MST), Ailton Krenak, líder indígena ambientalista, filósofo e escritor, e pela Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, coordenadora do PPGDA-UFG. A Coordenação de Mesa ficou com o Prof. Dr. Cláudio Maia (PPGDA-UFG) e Roseane Dias (SMDH). Alair participou como debatedor juntamente com Maria Rita Reis, procuradora federal do Incra.

Nesta mesa foi reforçado pela maioria que a grilagem de terras é estrutural e histórica. Ailton Krenak destacou que essa histórica disputa configura-se de várias formas, entre elas, pela invasão dos territórios dos povos indígenas e pela prática de grilagem de terras no Brasil como um negócio, uma mercadoria. “A prática da grilagem é institucionalizada em vários níveis de atuação. Nós temos que pensar a terra como bem, que sem ele não sobrevivemos”.

Claudinei dos Santos reforçou que, no capitalismo, a terra é transformada em mercadoria. “Nessa questão da grilagem, hoje, são adotadas formas sofisticadas na sua prática, passando pelo próprio CAR e Cartórios. Combater a grilagem no Brasil, sem antes separar o que já é direitos dos povos, penaliza estes povos. Não há como combater a grilagem de terras, sem ter um Plano Nacional de Reforma Agrária que busque formas de se relacionar com a terra”.

A outra expositora, Maria Cristina Vidotte Blanco, confirmou que a formação do conceito de grilagem ficou mais complexa e mais violenta, e que o enfrentamento à grilagem passa pela necessidade da Reforma Agrária, principalmente porque o aparato do Estado age em proteção à grilagem.

A debatedora Maria Rita ressaltou que, hoje, a prática da grilagem de terras tem característica de crime organizado, se apropriando de mecanismos de Estado.

Já Alair, destacou algumas ações realizadas pela CONTAG no sentido do combate à grilagem. “Temos denunciado que a grilagem acontece com amparo da lei, que tem desmatado as áreas para caracterizar a posse, por exemplo. O Movimento Sindical tem enfrentado o tema inclusive nos aspectos jurídicos como proposição de Ações, como Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)”, disse.

“Através da participação em audiências públicas e de campanhas de comunicação, inclusive integrando a Campanha contra a Grilagem e em parceria com o Greenpeace, reafirmamos que não há necessidade de nova legislação com relação à regularização fundiária, pois a atual lei já atende a demanda da agricultura familiar”, completou Alair. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico