Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA
25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher
WhatsApp

25 de Novembro de 2020


Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
combate à violência contra a mulher
Contag
enfrentamento à violência
margaridas
mulheres

A violência contra as mulheres, infelizmente, é um problema a ser enfrentado em todo o mundo e atinge mulheres de todas as raças e classes sociais. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, observou-se um aumento considerável de casos de violência doméstica, em especial de feminicídios.

Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), houve aumento de 22% dos casos de feminicídio em 12 estados brasileiros; além do crescimento das chamadas para o disque denúncia para os casos de violência doméstica.

Com o intuito de enfrentar esse cenário, no mês de julho, foi sancionada a Lei 14.022/20, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), apoiada pela bancada feminina no Congresso, que contou com coautoria de 30 deputadas federais, e também contou com o apoio da CONTAG, tendo como objetivo a intensificação do combate à violência doméstica durante a pandemia.

A lei indica medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e portadoras de deficiência. Além disso, torna essencial o serviço público de atendimento à violência doméstica, assegurando que o registro da ocorrência de violência doméstica e familiar possa ser feito por telefone, meio eletrônico e a garantia de atendimento presencial.

Além de aprovação de leis, essa luta também ganha força neste 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, que marca o início da Campanha de 16 dias de ativismo de enfrentamento à violência contra as mulheres. Essa campanha tem como objetivos revelar a dimensão do feminicídio e denunciar o aumento do número de casos de mortes de mulheres por razões de gênero. "É preciso chamar a atenção da sociedade e dos órgãos competentes sobre o aumento dos casos de violência e do feminicídio e sobre a impunidade. É preciso dar um basta nessa situação", alerta a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

A CONTAG integra a Campanha de 16 dias de ativismo contra violência de gênero e pela promoção de direitos humanos “Eu tenho direitos quero igualdade e respeito”, coordenada pela União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita), entidade que a Confederação é filiada, e por outras organizações parceiras. Esta é uma campanha internacional realizada desde 1991, sempre entre os dias 25 de novembro – Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher – e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A dirigente da CONTAG destaca, ainda, que os números divulgados não refletem a realidade, pois a violência contra as mulheres do campo, da floresta e das águas dificilmente entra nas estatísticas. “O isolamento geográfico, a distância, a falta de acesso aos meios de comunicação e informações, a precariedade de infraestrutura e de serviços público, a falta de equipamento público para lidar com a violência, tudo isso contribui para a invisibilidade da violência contra as mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares. Outro aspecto que contribui para tal invisibilidade é a ausência de dados numéricos sobre a violência doméstica em territórios rurais. As mulheres do campo, da floresta e das águas, praticamente, não estão incluídas nas estatísticas. Quase 70% dos municípios brasileiros possuem até 20 mil habitantes, sendo, portanto, municípios rurais. Os equipamentos e organismos de políticas de combate à violência contra as mulheres estão concentrados em municípios mais populosos”, explica Mazé.

Segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais (MUNIC 2018) do IBGE, o percentual de municípios com organismo executivo de políticas para mulheres caiu de 27,5% (2013) para 19,9% (2018). Além disso, em 62,8% dos municípios, a estrutura predominante responsável pela formulação, coordenação e implementação de políticas para as mulheres está vinculada a alguma secretaria com atribuições mais amplas. Apenas 12,8% dos municípios possuem secretarias exclusivas para a execução de políticas para as mulheres. Dos 5.570 municípios brasileiros só 2,4% contam com casas-abrigo de gestão municipal para mulheres em situação de violência. Do total de municípios com até 20.000 apenas nove possuem casas-abrigo. Em 2018, apenas 8,3% tinham delegacias especializadas de atendimento à mulher e 9,7% dos municípios brasileiros ofereciam serviços especializados de atendimento à violência sexual. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico