Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENFOC
Turma Regional Sudeste da CONTAG finaliza o 3º módulo neste final de semana com a realização da Transformatura
WhatsApp

07 de Fevereiro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
enfoc
Enfoc
formação
sudeste

Entre os dias 3 e 9 de fevereiro de 2020, os 40 educandos e educandas da Turma “Semear” – Turma Regional Sudeste da CONTAG estão reunidos em Confins/MG para a realização do 3º Módulo do Curso Regional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A Transformatura da Turma será no próximo sábado (08) e contará com a presença do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, da secretária nacional de Jovens, Mônica Bufon, e da coordenadora regional Sudeste, Alaíde Bagetto, que também é a secretária de Mulheres da FETAEMG. A Federação de Minas Gerais também estará representada pelo presidente Vilson Luís da Silva, e as Federações de São Paulo e do Rio de Janeiro pelas diretoras Fábia Marcelino e Sabrina Barros, respectivamente. Pela CTB/MG estará presente a vice-presidente Kátia Gaivoto.

O itinerário proposto ao longo desses três módulos visou proporcionar à turma uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), na disputa de políticas e projeto de sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para a construção de qualidade de vida no campo e do respeito às especificidades dos povos do campo em suas pautas, identidades e lutas.

PROGRAMAÇÃO

Logo no primeiro dia, além da abertura política, os educandos e educandas compartilharam suas experiências sobre o Tempo Comunidade, destacando os desafios identificados nas reuniões realizadas nos espaços de atuação militante, bem como planejaram, em grupos, as ações para a atuação de base.

Na terça-feira (4), o tema em debate foi O Orçamento Público e Direitos, onde todos e todas puderam compartilhar como foi a experiência do Tempo Comunidade de identificação das políticas públicas de desenvolvimento rural existentes no município e os recursos destinados para cada política em 2019. Sobre a temática, também analisaram as políticas públicas e o orçamento na perspectiva dos direitos humanos, compreenderam o Ciclo Orçamentário e como é possível realizar a incidência no orçamento público e apontaram estratégias de atuação continuada, articuladas ao PADRSS e ao processo político eleitoral de 2020.

O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) foi o tema do quarto dia do 3º Módulo. O debate foi dividido de modo que os educandos e educandas pudessem apresentar o seu entendimento sobre o PADRSS e a partir daí compreender os modelos de desenvolvimento em disputa na sociedade, evidenciando as diferenças entre agricultura familiar e o agronegócio. Também foram discutidas as “Novas Ruralidades”, focando nas formas de produção agroecológica, na promoção da segurança e soberania alimentar e na construção de práticas de economia solidaria. Foi apresentada uma experiência de Agrofloresta e Segurança Alimentar – Medicina Alternativa.

Nesta quinta-feira, foram abordados os temas de Gênero e Feminismos, visando compreender as raízes e os fundamentos da opressão e discriminação das mulheres na sociedade, a origem e construção do movimento feminista e suas principais lutas contra as desigualdades, com enfoque na luta das mulheres do MSTTR; e foi realizada a Oficina de Religiosidade e Raça e Etnia, que levou os educandos e educandas a uma reflexão sobre religiosidade, espiritualidade e cultura popular na agricultura familiar.

Para esta sexta-feira (07) estão programadas discussões sobre a Saúde do Homem e da Mulher, para aprofundar as discussões sobre relações sociais de gênero e patriarcado, considerando as questões da sexualidade, saúde e violência contra as mulheres, e sobre Diversidade, Identidade e Educação: Pedagogia para uma nova sociabilidade, para tratar da importância de uma educação inclusiva que considere a diversidade, identidade e pluralidade de sujeitos.

No sábado (08), todos e todas farão uma reflexão sobre os cenários e tendências do processo político eleitoral de 2020, os projetos políticos que estarão em disputa nas eleições de 2020 e entender a importância do engajamento. Também terá um momento para falar sobre a Política Nacional de Formação (PNF) e Educação Popular e Educação do Campo como bases estratégicas para a construção de processos educativos transformadores. E, à noite, acontecerá a Solenidade de Transformatura.

No domingo, último dia, será feita uma avaliação reflexiva do processo formativo e sobre o significado do Anel de Tucum, que os educandos e educandas recebem ao final do curso, em relação ao compromisso com a luta da classe trabalhadora.

AVALIAÇÃO

Maria Cristina de Gois Oliveira - STTR GuaraçaÍ/SP

“Esses módulos que passei aqui, nessa formação da ENFOC, foram muito gratificantes e aprendi muito. Tinham coisas que eu não sabia, que eu tinha dúvidas e foi um aprendizado maravilhoso, tanto para a atuação na base quanto na área pessoal. É uma formação maravilhosa em todos os sentidos!”

Moisés Peçanha - STTR Cachoeira de Macacu/RJ

“Para mim, foi um aprendizado para levar para a base, para desenvolvermos melhor o trabalho em Cachoeira de Macacu. Aqui estamos aprendendo a respeitar mais as mulheres, respeitar a educação do campo e a fazer vários trabalhos.”

Jefferson Zampirolli – STTR Nova Venécia e Vila PavãoP/ES

“Parabenizo toda a equipe organizadora da ENFOC, que não é só uma escola de formação, mas de transformação. Para nós, participantes, é um espaço de muito aprendizado, conhecimento, de interação com vários companheiros e companheiras de outros estados, que nos ensinam culturas diferentes, várias formas de comunicação para estarmos trabalhando com a nossa base e continuarmos na luta e na defesa da nossa categoria.”

Maria Helena Ferreira Brito Santos – STTR Porteirinha/MG

“Para mim, participar da ENFOC é ter uma nova visão de mundo, ver o que para muitos de nós foi negado. Então, ENFOC é transformação, espero que outras pessoas tenham a oportunidade de ter a experiência que eu tive aqui, pois é muito bom passamos a ter outra visão, um olhar crítico. Viva a ENFOC!”

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico