Entre os dias 3 e 9 de fevereiro de 2020, os 40 educandos e educandas da Turma Semear Turma Regional Sudeste da CONTAG estão reunidos em Confins/MG para a realização do 3º Módulo do Curso Regional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A Transformatura da Turma será no próximo sábado (08) e contará com a presença do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, da secretária nacional de Jovens, Mônica Bufon, e da coordenadora regional Sudeste, Alaíde Bagetto, que também é a secretária de Mulheres da FETAEMG. A Federação de Minas Gerais também estará representada pelo presidente Vilson Luís da Silva, e as Federações de São Paulo e do Rio de Janeiro pelas diretoras Fábia Marcelino e Sabrina Barros, respectivamente. Pela CTB/MG estará presente a vice-presidente Kátia Gaivoto.
O itinerário proposto ao longo desses três módulos visou proporcionar à turma uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), na disputa de políticas e projeto de sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para a construção de qualidade de vida no campo e do respeito às especificidades dos povos do campo em suas pautas, identidades e lutas.
PROGRAMAÇÃO
Logo no primeiro dia, além da abertura política, os educandos e educandas compartilharam suas experiências sobre o Tempo Comunidade, destacando os desafios identificados nas reuniões realizadas nos espaços de atuação militante, bem como planejaram, em grupos, as ações para a atuação de base.
Na terça-feira (4), o tema em debate foi O Orçamento Público e Direitos, onde todos e todas puderam compartilhar como foi a experiência do Tempo Comunidade de identificação das políticas públicas de desenvolvimento rural existentes no município e os recursos destinados para cada política em 2019. Sobre a temática, também analisaram as políticas públicas e o orçamento na perspectiva dos direitos humanos, compreenderam o Ciclo Orçamentário e como é possível realizar a incidência no orçamento público e apontaram estratégias de atuação continuada, articuladas ao PADRSS e ao processo político eleitoral de 2020.
O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) foi o tema do quarto dia do 3º Módulo. O debate foi dividido de modo que os educandos e educandas pudessem apresentar o seu entendimento sobre o PADRSS e a partir daí compreender os modelos de desenvolvimento em disputa na sociedade, evidenciando as diferenças entre agricultura familiar e o agronegócio. Também foram discutidas as Novas Ruralidades, focando nas formas de produção agroecológica, na promoção da segurança e soberania alimentar e na construção de práticas de economia solidaria. Foi apresentada uma experiência de Agrofloresta e Segurança Alimentar Medicina Alternativa.
Nesta quinta-feira, foram abordados os temas de Gênero e Feminismos, visando compreender as raízes e os fundamentos da opressão e discriminação das mulheres na sociedade, a origem e construção do movimento feminista e suas principais lutas contra as desigualdades, com enfoque na luta das mulheres do MSTTR; e foi realizada a Oficina de Religiosidade e Raça e Etnia, que levou os educandos e educandas a uma reflexão sobre religiosidade, espiritualidade e cultura popular na agricultura familiar.
Para esta sexta-feira (07) estão programadas discussões sobre a Saúde do Homem e da Mulher, para aprofundar as discussões sobre relações sociais de gênero e patriarcado, considerando as questões da sexualidade, saúde e violência contra as mulheres, e sobre Diversidade, Identidade e Educação: Pedagogia para uma nova sociabilidade, para tratar da importância de uma educação inclusiva que considere a diversidade, identidade e pluralidade de sujeitos.
No sábado (08), todos e todas farão uma reflexão sobre os cenários e tendências do processo político eleitoral de 2020, os projetos políticos que estarão em disputa nas eleições de 2020 e entender a importância do engajamento. Também terá um momento para falar sobre a Política Nacional de Formação (PNF) e Educação Popular e Educação do Campo como bases estratégicas para a construção de processos educativos transformadores. E, à noite, acontecerá a Solenidade de Transformatura.
No domingo, último dia, será feita uma avaliação reflexiva do processo formativo e sobre o significado do Anel de Tucum, que os educandos e educandas recebem ao final do curso, em relação ao compromisso com a luta da classe trabalhadora.
AVALIAÇÃO
Maria Cristina de Gois Oliveira - STTR GuaraçaÍ/SP
Esses módulos que passei aqui, nessa formação da ENFOC, foram muito gratificantes e aprendi muito. Tinham coisas que eu não sabia, que eu tinha dúvidas e foi um aprendizado maravilhoso, tanto para a atuação na base quanto na área pessoal. É uma formação maravilhosa em todos os sentidos!
Moisés Peçanha - STTR Cachoeira de Macacu/RJ
Para mim, foi um aprendizado para levar para a base, para desenvolvermos melhor o trabalho em Cachoeira de Macacu. Aqui estamos aprendendo a respeitar mais as mulheres, respeitar a educação do campo e a fazer vários trabalhos.
Jefferson Zampirolli STTR Nova Venécia e Vila PavãoP/ES
Parabenizo toda a equipe organizadora da ENFOC, que não é só uma escola de formação, mas de transformação. Para nós, participantes, é um espaço de muito aprendizado, conhecimento, de interação com vários companheiros e companheiras de outros estados, que nos ensinam culturas diferentes, várias formas de comunicação para estarmos trabalhando com a nossa base e continuarmos na luta e na defesa da nossa categoria.
Maria Helena Ferreira Brito Santos STTR Porteirinha/MG
Para mim, participar da ENFOC é ter uma nova visão de mundo, ver o que para muitos de nós foi negado. Então, ENFOC é transformação, espero que outras pessoas tenham a oportunidade de ter a experiência que eu tive aqui, pois é muito bom passamos a ter outra visão, um olhar crítico. Viva a ENFOC!
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi