Teve início nesta terça-feira (12) um Seminário Estadual com a Rede de Educadores(as) Populares da ENFOC - Escola Nacional de Formação da CONTAG, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG), em Anápolis/GO. A atividade segue até amanhã (13) e reúne 50 participantes.
O encontro objetiva reforçar uma atuação mais integrada entre os/as educadores/as da Rede, para o fortalecimento das lutas pela implementação do projeto político do Movimento Sindical Rural. A atividade é uma ação integrada da Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETAEG.
O encontro está sendo muito participativo. Estamos colhendo informações importantes e dialogando sobre a Campanha Sindicato de Portas Abertas e, principalmente, o preparatório para o 6º ENAFOR. Esse momento fortalece a nossa base e contribui para que a Rede de Educadores/as Populares tenham mais conhecimentos sobre o Movimento Sindical como um todo, explica Sandra Faria, secretária de Formação e Organização Sindical da FETAEG.
Companheiros e Companheiras, educadores e educadoras populares, dirigentes sindicais, militantes do povo, que acreditam e constroem um novo mundo possível, convocamos vocês para participar do 6º ENAFOR Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar, convida o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).
Participam do encontro a diretoria da FETAEG, o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e o assessor da Regional Centro-Oeste da CONTAG, Gilberto Viegas.
O ENAFOR!
O ENAFOR é um encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que, desde 2005, vem sendo realizado para refletir e fortalecer os processos formativos promovidos pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), Sindicatos, Federações e CONTAG. E também para elaborar estratégias de atuação articuladas à Política Nacional de Formação (PNF), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), principais referenciais dos processos formativos do MSTTR.
O Encontro acontece a cada três anos e se consolida como efetivo espaço de debates sobre formação política, na perspectiva da educação popular emancipadora, comprometida com os interesses da classe trabalhadora engajada nas lutas pela construção de uma sociedade soberana e inclusiva. O ENAFOR é um espaço plural de trocas de experiências formativas, organizativas, produtivas e culturais que entrelaçam fazeres e saberes em intenso diálogo com os contextos políticos e com a multiplicidade de vivências dos sujeitos do campo, da floresta e das águas.
Viva a ENFOC!
Viva a Educação Popular!
FONTE: Comunicação FETAEG