Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORMAÇÃO SINDICAL
Ato Político Cultural celebra os 15 anos da ENFOC e o centenário de Paulo Freire
WhatsApp

27 de Setembro de 2021


Comunicação CONTAG - Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
formação sindical

Falas políticas, apresentações culturais, ciranda, animação, homenagens, rememória do 5º ENAFOR e anúncio da realização do 6º ENAFOR. Só de falar em alguns desses momentos da programação, já ficamos ansiosos para acompanhar cada detalhe do Ato Político Cultural: Semear Freire. Esperançar a Luta. 15 anos ENFOC - Eu Faço Parte!

O Ato acontecerá no próximo dia 30 de setembro de 2021, às 15 horas (horário de Brasília), com transmissão pelo YouTube e Facebook da CONTAG e ENFOC e Portal da CONTAG.

“Convido vocês para no dia 30 de setembro, acompanharem o Ato Político Cultural: Semear Freire. Esperançar a Luta. 15 anos ENFOC - Eu Faço Parte! Será um momento de confraternização; de debate da conjuntura política, social e econômica do nosso país; de reflexão sobre as ações das jornadas formativas que estão acontecendo em todo o Brasil; e de reafirmar a importância das Campanhas: Raízes de Formam no Campo e Sindicato de Portas Abertas. O Ato ainda celebrará os 100 anos do patrono da educação brasileira, mestre Paulo Freire; e marcará o ‘esquenta’ início da nossa caminhada rumo ao 6º ENAFOR”, convida e compartilha o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Saiba mais sobre a ENFOC:

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), criada em 2006, se consolida como espaço de reflexão crítica da prática sindical. Por meio de sua estratégia e prática, o Movimento Sindical vem experimentando processos formativos amplos que alcançam, desde as comunidades rurais até as esferas nacionais, envolvendo lideranças locais, dirigentes de sindicatos, federações e confederação.

A ENFOC investe na capacidade das pessoas e acredita que estas, ao terem acesso à formação e ao qualificarem sua prática política, contribuem de forma mais significativa e intensa para a organização e luta do Movimento Sindical. Inspirada nisso, a ENFOC define processos educativos, norteia sua linha pedagógica, orienta as ações e estabelece seus conteúdos.

Tendo como missão “desenvolver processos formativos continuados numa perspectiva crítica, libertadora e transformadora”, a ENFOC se desafia a conjugar várias dimensões - a formação política e sindical, a qualificação profissional, o desenvolvimento local e a educação do campo - em um mesmo referencial pedagógico, crítico e dialógico, dirigido à formação humana.

Na sua atuação, a ENFOC considera a pluralidade de culturas e ideias e estimula a leitura ampla do universo rural, com suas dinâmicas, atenta às demandas, necessidades e potencialidades daqueles e daquelas que reúne. Devido à amplitude da base social do Movimento Rural Sindical e à diversidade de temas que sua prática sugere, a estratégia escolhida foi a da formação de educadores e educadoras que, em rede, promovam a multiplicação criativa dos processos vivenciados em seus locais de atuação.

A pedagogia que fundamenta a formação política da ENFOC orienta-se pelas matrizes discursivas da educação popular: Teologia da Libertação e Freiriana, Marxista e Gramsciana. Estas Matrizes orientam as abordagens, os fundamentos político, pedagógico-metodológicos dos processos formativos que a Escola desenvolve. Pretende-se com isso que a Escola contribua para:

● Constituir e desenvolver itinerários formativos político-sindical, que valorize a abordagem ideológica e classista, voltada para estimular o protagonismo dos trabalhadores e das trabalhadoras na disputa por um projeto de sociedade.

● Construir e desenvolver metodologias que respeite a pluralidade de ideias, as especificidades dos sujeitos políticos e possibilite a educandos e educandas o acesso às diversas visões existentes sobre um tema.

● Estimular o desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

● Qualificar o debate sobre concepção sindical; identidade camponesa, de gênero e geração étnico-racial; campo; desenvolvimento; modos de produção; políticas públicas e inclusão social; democracia e participação cidadã; organização sindical; e ação político-sindical.

● Qualificar e ampliar quadros de militantes do MSTTR, potencializando capacidades e habilidades dos sujeitos para atuarem na luta por uma sociedade justa, democrática, soberana e solidária.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes - Informações do Site da ENFOC



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico