É preciso passar pela experiência para poder multiplicá-la. Os(as) três secretários(as) de jovens da Região Sul - Alexandre Leal (FETAEP), Aline Maier (FETAESC) e Jaciara Mueller (FETAG-RS) e suas assessorias concluíram, nesta segunda-feira (18), com uma transformatura o seu processo de estudo virtual do Programa Jovem Saber e acreditam que o formato pode ajudar a fortalecer a criação de novos grupos e ampliar as formas de engajamento da juventude rural.
Realizar o estudo do programa Jovem Saber de maneira virtual foi a solução encontrada por 85 grupos no ano de 2020 e por 62 grupos em 2021 como forma de manter a mobilização da juventude durante a pandemia do novo coronavírus. Até a presente data, 12 grupos formados virtualmente já concluíram a formação do Jovem Saber, entre eles o grupo Regional Sul.
Segundo o grupo que concluiu a formação, a ideia de reunir dirigentes e assessores(as) das três Federações foi unir a juventude rural da Região Sul para conhecer a realidade de cada estado, fortalecendo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), incentivando a permanência no campo e promovendo a sucessão rural. O grupo foi formado em 2020 e a formatura ocorreu de forma presencial na sede da FETAESC, em Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (18).
A cerimônia de formatura contou com a presença da Diretoria da CONTAG, representada pela secretária de Jovens, Mônica Bufon, pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e pela secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti; bem como contou com a participação de dirigentes das três Federações.
Apesar dos desafios, o grupo conseguiu concluir os oito módulos. Foi especial realizar a formatura de forma presencial, com a entrega dos certificados. Essa foi a primeira turma envolvendo uma região a concluir a formação. É muito gratificante ver a evolução do Jovem Saber e como ele está contribuindo com a luta do movimento sindical. Que essa experiência sirva também de inspiração para outras regiões, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
O Jovem Saber é um programa de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural oferecido pelo Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), a partir de cartilhas digitais ou impressas, para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, como forma de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da FETAESC e da Secretaria de Jovens da CONTAG