Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORMATURA JOVEM SABER
Juventude rural capixaba celebra jornada de diálogos e desafios no estudo sobre a luta sindical
WhatsApp

21 de Dezembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
formatura jovem saber
Jovem Saber
juventude rural
sucessão rural

A iniciativa pioneira da Secretaria de Jovens e Políticas Sociais da FETAES fechou o ciclo com chave de ouro na manhã do último sábado (18). A Formatura da Turma SaberES do Programa Jovem Saber foi o momento de celebração de um ano de trabalho intenso para manter a juventude rural capixaba engajada nos debates da luta sindical da agricultura familiar. O evento foi realizado no auditório da FETAES, onde 40 pessoas - entre formandos (as), familiares e dirigentes - se reuniram para fortalecer os laços construídos on-line. Para a jovem Ediana Reinholz, do município de Santa Maria de Jetibá, participar do grupo foi "maravilhoso, pois foi possível conhecer a experiência de outros jovens que querem mudar a realidade de suas comunidades e municípios".

Ao longo de oito meses, os(as) 35 participantes, divididos em três turmas, reuniram-se pela plataforma Zoom para dialogar sobre os conteúdos dos oito módulos do Jovem Saber. Eram, portanto, três encontros virtuais por mês, coordenados pela secretária de Jovens e Políticas Sociais da FETAES, Taíza Medeiros, e sua assessoria, combinados com a troca de conteúdos nos grupos de whatsapp formados para as turmas. Houve ainda outra oportunidade para que os(as) participantes se encontrassem presencialmente: um momento de intercâmbio na 16ª FEAFES / 3ª FEMTRUM.

"É importante destacar que essa primeira turma SaberES foi composta por jovens de 13 municípios, cada um(a) trazendo para as conversas suas diferentes realidades, assim como jovens funcionários de sindicatos e também homens e mulheres que já passaram da fase da juventude: dirigentes, funcionários e até professores de Escola Famílias Agrícolas que viram na turma a oportunidade de aprofundar e trocar experiências", conta Taíza Medeiros. "Foi um grande desafio realizar os encontros de maneira virtual por causa da dificuldade de acesso à internet no campo, mas foi muito gratificante toda a participação e construção que fizemos juntos e juntas nesse processo, que contribuiu para fortalecer a organização da juventude rural capixaba", completa a jovem dirigente.

Por ser um momento tão especial, cada detalhe da formatura foi pensado com carinho e capricho: houve plaquinhas comemorativas para as selfies, um banner com o certificado da turma e um vídeo em que os(as) convidados(as) para construir o diálogo em cada módulo celebraram a juventude capixaba e a iniciativa. Estavam presentes na formatura a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon - que foi uma das formandas -, o presidente da FETAES, Júlio Mendel, e a secretária de Formação e Organização Sindical da FETAES e coordenadora da Regional Sudeste da CONTAG, Fabiana Deluca.

"Foi muito importante participar desse processo como Secretária Nacional de Jovens e também como educanda, porque pude acompanhar cada detalhe da organização de um processo de formação online e todos os desafios enfrentados pela turma nesses oito meses, até a formatura. Foi muito gratificante acompanha essa jornada e um processo enriquecedor, de muitas trocas de saberes e experiências, que vou poder levar para outros estados do país", afirma Mônica Bufon.

FONTE: Secretaria de Jovens da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico