Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) a Imissão de Posse da Fazenda Santa Clara, em Ibaretama/CE, que agora torna-se o Assentamento Santa Clara e vai beneficiar oito famílias.
A propriedade foi adquirida pelo Governo do Estado do Ceará, por intermédio do IDACE, após solicitação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE).
Foi uma manhã de emoções com a entrega formal da Fazenda Santa Clara às oito famílias que foram retiradas por ordem judicial da Fazenda Várzea Grande deste mesmo município. A Fazenda Santa Clara de 269,82 hectares foi um processo de compra direta, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão, assentando as famílias de agricultores/as familiares que residiam no latifúndio anterior há 82 anos e foram expulsas, por ordem judicial, e encontravam-se residindo em moradias cedidas com pagamento de aluguel social.
Essa é uma importante conquista da FETRAECE que a líder dona Francisca com 72 anos emocionada agradeceu dizendo: "A FETRAECE sempre esteve conosco em todos os momentos desta caminhada, seja nos tribunais jurídicos, seja no apoio para evitar a violência sob todos os aspectos contra nós, seja nas ações políticas para nos trazer este documento da terra que acabamos de receber.” E continuou: “Obrigada, Rosângela, pela sua coragem e determinação, sem você este sonho não teria se tornado realidade. Agradecemos ao presidente Raimundo Martins pela determinação em negociar com o governo do estado a compra agora do nosso Assentamento Santa Clara. Obrigada a toda Direção da FETRAECE, queremos abraçá-los e agradecer".
A secretária Rosângela Moura afirmou que essa foi uma empreitada desafiadora nessa conjuntura desfavorável para o acesso à terra. “Mas não perdemos a confiança de que a terra prometida iria ser por justiça entregue a vocês. O desafio nos fez lutar com todos os parceiros para a concretização deste sonho. Essa é a missão da minha Federação e que o exemplo de vocês leve esperança a centenas de outras famílias que estão na luta por terra.”
A mesa de solenidade foi composta por Erinaldo Lima (Presidente em exercício da FETRAECE); Rosangela Moura (Secretária de Política Agrária e Meio Ambiente); Raimundo Martins (Presidente licenciado da FETRAECE e membro do Diretório Nacional do PT); José Wilson Gonçalves (Superintendente do Idace); Francisca Xavier (Agricultora Familiar e liderança das famílias beneficiadas); Wil Pereira (Presidente da CUT-CE); Senhor Toninho (Ex-proprietário da fazenda); Joverlane Neres (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ibaretama); Antônio Rubens (Sec. De Agricultura do Município); Francisco Oliveira (Presidente do Sindicato de Ibaretama); Padre Eudásio; e Irmã Siebra.
Também estavam presentes no evento: as famílias beneficiadas; representantes de assentamentos da região; a secretária de Formação e Organização Sindical da FETRAECE, Elisângela Fernandes; a secretária de Jovens da FETRAECE, Milena Camelo; o secretário Geral da FETRAECE, Diassis Teixeira; a secretária de Políticas Sociais da FETRAECE, Navegantes Reis; representantes de sindicatos de municípios vizinhos e do Idace.
Viva a luta das trabalhadoras e trabalhadores, viva a FETRAECE, viva a REFORMA AGRÁRIA!
Fonte: Assessoria de Comunicação da FETRAECE – Janes P. Souza