A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas nos estados da Paraíba, Piauí e Ceará, reunindo representantes do movimento sindical em debates, com o apoio e participação do SENAR.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.
PIAUÍ
No município de São Raimundo Nonato (PI), nos dias 22 a 25 de julho, cerca de 62 participantes, entre representantes dos 22 Sindicatos dos Polos Sindicais Simplicio Mendes e São Raimundo Nonato, da Fetag-PI e da CONTAG, estiveram na Oficina de Base. A Confederação esteve representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e pelo assessor Gilberto Silva.
Foram definidas como eixos prioritários ações voltadas para a sustentabilidade político-financeira, formação, comunicação e acesso à terra. Especificamente, os participantes se comprometeram a fortalecer a Campanha Nacional de Sindicalização, trabalhar fortemente a emissão do CAF para facilitar o acesso às políticas públicas direcionadas à agricultura familiar, incentivar candidaturas nas eleições de 2024, incentivar a aquisição de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, fortalecer os atuais assentamentos com políticas que agreguem a produção e comercialização e favorecer a permanência do homem e da mulher no campo.
CEARÁ
No período de 22 a 24 de julho, no município de Tianguá (CE), estiveram reunidos cerca de 80 lideranças sindicais dos 31 Sindicatos, FETRAECE e CONTAG na Oficina de Base. A Confederação esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelo assessor Ronaldo Ramos.
Os principais encaminhamentos da atividade foram relacionados às Eleições 2024 e 2026; Educação do Campo, denunciar o fechamento das escolas e fortalecer as Escolas Família Agrícola; Formação e Comunicação; Sujeitos do campo, criar o coletivo de terceira idade, novas turmas do Programa Jovem Saber e realizar campanha de documentação; Organização da Produção e Comercialização; Sustentabilidade político-financeira; e a organização sindical.
PARAÍBA
Durante a Oficina de Base em Campina Grande (PB), de 24 a 26 de julho, estiveram presentes cerca de 58 participantes, entre os 19 Sindicatos dos Polos Sindicais Borborema, Brejo Paraibano, Cariri Ocidental e Cariri Oriental, FETAG-PB e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e pelos assessores Decio Sieb e Givanilson Silva.
Os participantes se dividiram em dois grupos, estabelecendo, assim, os principais desafios a serem enfrentados. No primeiro grupo foi definido o convencimento na regularização das autorizações de sócios mais antigos, captação da juventude rural, apropriação dos serviços dos Sindicatos por terceiros, aumentar a receitas nos Sindicatos e recursos fisicos/financeiros para trabalhos na base.
No segundo grupo foi definido incentivar a participação de mais jovens no movimento sindical, criar uma entidade guarda-chuva para aprimorar as políticas públicas, convênios e emendas, criar espaços de diálogo entre os Sindicatos das regiões dos Polos, estabelecer parceria com as associações para ampliar o trabalho de base e unificar mensalidades conforme o Estatuto.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG