Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
CONTAG continua debate sobre ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário
WhatsApp

26 de Julho de 2024


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
brasil
ceará
desenvolvimento rural
movimento sindical
paraíba
piauí
sustentabilidade

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas nos estados da Paraíba, Piauí e Ceará, reunindo representantes do movimento sindical em debates, com o apoio e participação do SENAR.

“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.

PIAUÍ


No município de São Raimundo Nonato (PI), nos dias 22 a 25 de julho, cerca de 62 participantes, entre representantes dos 22 Sindicatos dos Polos Sindicais Simplicio Mendes e São Raimundo Nonato, da Fetag-PI e da CONTAG, estiveram na Oficina de Base. A Confederação esteve representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e pelo assessor Gilberto Silva.

Foram definidas como eixos prioritários ações voltadas para a sustentabilidade político-financeira, formação, comunicação e acesso à terra. Especificamente, os participantes se comprometeram a fortalecer a Campanha Nacional de Sindicalização, trabalhar fortemente a emissão do CAF para facilitar o acesso às políticas públicas direcionadas à agricultura familiar, incentivar candidaturas nas eleições de 2024, incentivar a aquisição de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, fortalecer os atuais assentamentos com políticas que agreguem a produção e comercialização e favorecer a permanência do homem e da mulher no campo.

CEARÁ


No período de 22 a 24 de julho, no município de Tianguá (CE), estiveram reunidos cerca de 80 lideranças sindicais dos 31 Sindicatos, FETRAECE e CONTAG na Oficina de Base. A Confederação esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelo assessor Ronaldo Ramos.

Os principais encaminhamentos da atividade foram relacionados às Eleições 2024 e 2026; Educação do Campo, denunciar o fechamento das escolas e fortalecer as Escolas Família Agrícola; Formação e Comunicação; Sujeitos do campo, criar o coletivo de terceira idade, novas turmas do Programa Jovem Saber e realizar campanha de documentação; Organização da Produção e Comercialização; Sustentabilidade político-financeira; e a organização sindical.

PARAÍBA


Durante a Oficina de Base em Campina Grande (PB), de 24 a 26 de julho, estiveram presentes cerca de 58 participantes, entre os 19 Sindicatos dos Polos Sindicais Borborema, Brejo Paraibano, Cariri Ocidental e Cariri Oriental, FETAG-PB e CONTAG. A Confederação esteve representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e pelos assessores Decio Sieb e Givanilson Silva.

Os participantes se dividiram em dois grupos, estabelecendo, assim, os principais desafios a serem enfrentados. No primeiro grupo foi definido o convencimento na regularização das autorizações de sócios mais antigos, captação da juventude rural, apropriação dos serviços dos Sindicatos por terceiros, aumentar a receitas nos Sindicatos e recursos fisicos/financeiros para trabalhos na base.

No segundo grupo foi definido incentivar a participação de mais jovens no movimento sindical, criar uma entidade guarda-chuva para aprimorar as políticas públicas, convênios e emendas, criar espaços de diálogo entre os Sindicatos das regiões dos Polos, estabelecer parceria com as associações para ampliar o trabalho de base e unificar mensalidades conforme o Estatuto.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico