Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Programa de Aquisição de Alimentos, análise de medidas provisórias e mais
WhatsApp

24 de Março de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
congresso nacional
de olho no congresso
poder legislativo

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Chegou para análise do Congresso Nacional a Medida Provisória 1166/2023, que retoma o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política de estímulo à agricultura familiar e de combate à insegurança alimentar e nutricional da população, em especial às famílias mais vulneráveis.

Programa defendido pela CONTAG durante anos nas mobilizações do Grito da Terra Brasil (GTB), o PAA foi criado em 2003. O governo anunciou que a nova versão do PAA ampliará a cota individual anual que os agricultores familiares, e suas associações, podem comercializar para o programa, que passará de R$ 12 mil para R$ 15 mil. Isso será feito por regulamento próprio.

Pela medida provisória, caberá à União arcar com os custos tributários da aquisição – ICMS, contribuição ao INSS e contribuição do produtor rural ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Terão prioridade de acesso ao PAA os agricultores e agricultoras familiares incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os agricultores e agricultoras familiares pertencentes aos seguintes grupos: povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, assentados da reforma agrária, negros, mulheres e juventude rural.

Haverá facilidades para os povos indígenas e as comunidades tradicionais se tornarem fornecedores do PAA. A medida será feita por regulamentação. O novo formato prevê também um percentual mínimo de compras da agricultura familiar por órgãos federais, para uso próprio.

Os alimentos comprados por órgãos federais são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a entidades públicas e privadas da rede socioassistencial e a restaurantes populares. Também são direcionados aos estoques públicos de alimentos administrados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Estados e municípios também poderão participar do programa, com ajuda federal para as despesas operacionais.

Além de tratar do PAA, a MP 1166/2023 determina a dispensa de licitação na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos para a implantação de cisternas ou outros meios de acesso à água para beneficiar famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água.

Para a CONTAG, o PAA é um dos programas mais importantes de fomento à produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além disso, para a Confederação, o mais importante é que o programa garante a segurança alimentar nutricional nos territórios.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


ANÁLISE DE MEDIDAS PROVISÓRIAS 

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que, na semana que vem, o Plenário votará 13 medidas provisórias do governo Bolsonaro. As votações ocorrerão de segunda-feira à noite (28) até quinta-feira (30).

Quanto às medidas provisórias do governo Lula, o impasse sobre o rito para a análise das MPs permanece. Segundo Lira, os líderes partidários da Câmara não concordam com a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de voltar a criar comissões mistas (de deputados/as e senadores/as) para analisar as MPs antes que elas sejam enviadas para o Plenário da Câmara e depois para o Plenário do Senado.

Conforme Lira, a posição é quase unânime entre os líderes partidários na Câmara – os líderes do Psol e do PL discordariam apenas de parte do encaminhamento –, e inclusive os líderes do governo e do PT defendem o rito atual.

Desde 2020 as MPs são analisadas diretamente no Plenário – primeiro na Câmara (90 dias), depois no Senado (30) –, permitidas as emendas. Esse ato, adotado em razão das medidas emergenciais na pandemia de Covid-19 e ainda em vigor, eliminou a fase de comissões mistas.

Conforme Lira, a Câmara “se sente sub-representada nas comissões mistas, e o Senado está super-representado”. A Câmara tem 513 deputados e 13 integrantes nas comissões mistas. O Senado tem 81 senadores e também tem 13 integrantes nas comissões.

Arthur Lira defende a construção de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), seja para aumento proporcional dos/as deputados/as nas comissões mistas, seja para mudança do rito das medidas provisórias. Outra proposta, mediada pelo governo, de alternar entre Câmara e Senado o início da análise das MPs, também não foi aceita pelos líderes partidários, segundo afirmou o presidente da Câmara.

A Câmara e o Senado têm 60 dias para analisar a MP, podendo aprová-la, rejeitá-la ou aprová-la com alterações. Os 60 dias iniciais podem ser prorrogados por mais 60 dias, caso não ocorra a votação da MP. Passados os 120 dias, a MP perde a eficácia.

Se não houver consenso, o governo Lula passará por apuros porque as Medidas podem ser derrubadas e causar transtornos. Um exemplo é a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que perderia a eficácia e deixaria de existir.

Fonte: Agência Senado


CIDADE AMIGA DO IDOSO

Os municípios com políticas públicas que garantam tratamento digno a pessoas com mais de 60 anos deverão receber o título de “Cidade Amiga do Idoso”. O reconhecimento, previsto no PL 2.119/2019, foi aprovado em Plenário do Senado. Os/as senadores/as modificaram o texto original, por essa razão retorna ao exame da Câmara Federal.

O título tem como objetivo estimular os municípios a elevar seus investimentos em áreas como transporte, moradia, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego. 

Pelo texto aprovado, a escolha dos municípios que receberão o título de Cidade Amiga do Idoso será feita por um conselho, a ser formado por representantes dos governos federal, estaduais e municipais. Esse conselho também deve contar com integrantes de entidades representativas da população idosa.

Para receber a premiação, a cidade deve demonstrar que possui um conjunto de políticas públicas fomentando a inserção social, política e cultural dos/as idosos/as, com foco na melhoria da qualidade de vida e no envelhecimento ativo.

A partir da candidatura do município, o conselho avaliará as políticas nas áreas de saúde, segurança, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, prédios públicos, espaços abertos e comunicação.

As cidades premiadas poderão apresentar-se com o título Cidade Amiga do Idoso por três anos, inclusive em documentos oficiais. Durante esse período, as cidades serão reavaliadas pelo conselho, podendo perder o título caso não estejam mais aplicando as políticas reconhecidas.

Para a CONTAG, a inciativa é importante, pois cria uma situação de valorização das pessoas idosas que, infelizmente, no Brasil ainda são poucos valorizadas. O país está envelhecendo e é urgente mudar o comportamento social em relação às pessoas idosas.

Fonte: Agência Senado


SEMANA NACIONAL DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA

Aprovado pela Câmara Federal o Projeto de Lei 2419/2021, que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água. A data será celebrada anualmente na semana que compreender o dia 22 de março (Dia Mundial da Água). O texto segue para sanção presidencial.

De acordo com o projeto, ao longo da Semana Nacional do Uso Consciente da Água, o poder público deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre o consumo racional da água.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


NOTIFICAÇÃO DE CRIANÇA DESAPARECIDA

O Plenário da Câmara Federal aprovou proposta que inclui no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a referência ao Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. O texto segue agora para sanção presidencial.

O Projeto de Lei 2099/2019 (antigo PL 4509/16) havia sido aprovado em caráter conclusivo pelas comissões permanentes da Câmara em 2019. No Senado, foi alterado para inserir as referências ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e aos demais bancos de dados do País, sejam nacionais, estaduais ou municipais.

O ECA é de 1990, e o texto original do estatuto apenas considerava como uma das linhas de ação das políticas públicas a oferta de um serviço de identificação e localização de pais, responsáveis, crianças e adolescentes desaparecidos.

Posteriormente, a Lei 11.259/05 definiu que a investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes será realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, os quais deverão comunicar o fato à Polícia Rodoviária e aos portos, aeroportos e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo os dados necessários para identificação da pessoa desaparecida.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA ATINGIDOS POR DESASTRE

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que facilita o recebimento de benefícios sociais por pessoas que receberam compensação por danos sofridos em decorrência de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública. O PL 4.915/2019 volta agora para nova análise da Câmara, pois foi modificado pelos/as senadores/as.

O texto originalmente tratava apenas das famílias atingidas pelo desastre do vazamento da barragem em Brumadinho (MG), ocorrido em 2019. Com as mudanças, passou a incluir todos os que receberam compensações por danos sofridos em desastres semelhantes ou outras situações de calamidade.

Como aprovado inicialmente pela Câmara, o projeto desconsiderava as indenizações recebidas por conta do desastre de Brumadinho do cálculo da renda mensal familiar exigida para o recebimento dos benefícios do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV). A intenção era aumentar a chance de que as famílias pudessem receber benefícios sociais.

Fonte: Agência Senado


TRANSPORTE ESCOLAR PARA UNIVERSITÁRIOS DE BAIXA RENDA

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou projeto que garante transporte escolar aos(às) estudantes de baixa renda da educação superior. O PL 4.196/2019 segue para análise da Câmara se não houver recurso para análise no Plenário do Senado.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e prevê que a União, em articulação com estados, Distrito Federal e municípios, preste assistência técnica e financeira para o fornecimento de transporte escolar a alunos de baixa renda.

Inicialmente, o projeto previa que municípios, estados e DF assumiriam a nova incumbência. Mas a relatora, senadora Professora Dorinha (União-TO), lembrou que a União é a maior responsável pela educação superior, tanto pública quanto privada. Por isso, cabe a ela bancar os gastos com transporte dos/as estudantes de ensino superior.

Fonte: Agência Senado


FLÁVIO DINO IRÁ À CCJ 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal aprovou um convite para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comparecer à Comissão na próxima terça-feira (28). 

Flávio Dino deverá esclarecer as mudanças na política de controle de armas do governo federal; explicar as ações adotadas no âmbito de seu ministério e do governo após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro; esclarecer a visita que fez ao Complexo da Maré, no último dia 13, e as manifestações de discriminação social e racial e criminalização da pobreza relacionadas ao episódio; além de fazer um balanço dos primeiros meses de atuação à frente do ministério, citando prioridades e diretrizes para o resto do ano. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Elaborado pela Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico