Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ELEIÇÕES 2020
Nas eleições municipais, agricultor é a profissão mais declarada entre os candidatos
WhatsApp

20 de Outubro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agricultor
agricultora
Aristides Santos
Contag
eleições 2020
Eleições 2020
Eleições Municipais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos cerca de 555 mil candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador nas eleições municipais de 2020, quase 38 mil declararam ser agricultores. Na proporção, a profissão parece ter participação pequena: representa menos de 7% dos candidatos.

Mas essa é a ocupação mais declarada entre os concorrentes das eleições municipais de 2020. Para Lávio Britto cientista político, um cenário que pode ser explicado por fatores históricos e econômicos.

“O Brasil, apesar de ser hoje, um pais industrializado, ele foi por muitos anos um país que a economia que imperava em todo cenário era da agricultura e pecuária. Com a modernização a agricultura continua tendo também seu papel fundamental. Então, sendo um país continental onde a agricultura tem sua força na economia é natural que nos grande rincões do nosso pais nós tenhamos vários candidatos, a vereador especificamente, e também a vice-prefeito – em numero menor – e a prefeito que tenham uma ligação com o setor agropecuário, seja da agricultura de subsistência até os grandes produtores rurais”.

“O seguimento da agropecuária tem uma força muito evidente tanto na economia e esses egressos dessa atividade de agropecuária certamente vão ter um olhar diferenciado quando forem ocupar os cargos públicos e ter uma politica não só em relação aos centros urbanos, mas ao interior e ao homem do campo que é o grande produtor de alimentos para nossa nação e para exportação”, disse Britto.

As informações divulgadas pelo TSE também trazem outros dados como idade, gênero e cor. A partir delas é possível formar uma espécie de perfil mais popular de candidatos dessas eleições. Segundo as estatísticas, esse candidato seria um homem, branco, casado, com idade entre 40 e 44 anos e com ensino médio completo.

Para o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag), Aristides Santos, é necessário que haja mais diversificação entre candidatos. “Se considerar proporcionalmente o tamanho de cada setor, se eu separasse os pequenos – que nós chamamos de agricultores familiares -, dos médios e dos grandes, com certeza dos médios para os grandes vai ter um contingente maior. Então a gente precisa ter uma política no Brasil, ter uma realidade dos poderes executivo e legislativo, com uma presença mais diversificada de toda a sociedade”, afirma ele.

Quanto mais representantes do agro na vida política, a tendência é de que o setor possa ter mais demandas atendidas. “A educação, por exemplo, os currículos, o modelo de educação do país tem muito mais a ver com área urbana do que com a área rural, mesmo quando o rural tinha mais gente do que tem hoje. Depende da concepção de como vc vê a cidade, as relações como um todo. Então, essa participação de quem tá no campo, vinculado com a agricultura seja familiar, media ou grande, ela serve pra dar equilíbrio com outras categorias e trabalhar melhor e valorizar o campo que é sempre importante”, explica Aristides Santos. FONTE: Canal Rural - Paola Cuenca, de Brasília



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico