Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONFLITOS NO CAMPO
Não são números, são vidas ameaçadas e assassinadas no campo brasileiro
WhatsApp

18 de Maio de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agrária
campo
coflitos
conflitos no campo

Em audiência pública na Câmara Federal, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia debateu nesta quarta-feira (18) o relatório da Comissão Pastoral da Terra sobre conflitos no campo - 2021.

“Vamos fazer ecoar as vozes dos povos do Brasil e da Amazônia que estão sob forte ameaça e vivendo um dos momentos mais dramáticos de aumento da violência e de encorajamento das forças reacionárias do capital predador que age com violência nas disputas por mais territórios e recursos naturais”, destacou o deputado Airton Faleiro.

De requerimento do deputado Airton Faleiro (PT-PA), a audiência contou com a participação do trabalhador rural Osmar Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Nova Ipixuna/PA, representando na audiência o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) e uma das muitas vítimas de violência no campo; além de representantes da Comissão Pastoral da Terra; da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; do Movimento Sem Terra; da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, da Defensoria Pública da União e de parlamentares.

Elaborada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a publicação anual Conflitos do Campo do Brasil, registrou em 2021 no Brasil, 1768 ocorrências de conflitos no campo, com 897.335 pessoas envolvidas e 35 assassinatos. Em relação aos assassinatos houve um crescimento de 75% em relação a 2020, quando foram registrados 20 assassinatos. Desse total, 80% dos assassinatos foram na Amazônia Legal, sendo 11 assassinatos só no estado de Rondônia, seguido pelo Maranhão - 09 assassinatos, Roraima, Tocantins e o Rio Grande do Sul, ambos com 03 assassinatos.

“Esse registro de situações de conflitos levantadas pela CPT há mais de 35 anos é uma demonstração clara que não vamos deixar no esquecimento essas mortes no campo brasileiro. Por isso estamos no campo, perto das comunidades para saber o que realmente está acontecendo”, disse padre Zezinho, representante da Comissão Pastoral da Terra.

O agricultor familiar e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Nova Ipixuna/PA, Osmar Lima, uma das vítimas de conflitos por terra, relatou ameaças que famílias agricultoras estão enfrentando no acampamento São Vinícios, em Nova Ipixuna/PA.

“O acampamento São Vinícios está em uma área pública, onde estão acampadas desde 2014, mais de 80 famílias agricultoras, já duas vezes despejadas por milícias armadas e legalizadas pelo governo federal. Hoje, não tem mais determinação do juiz, as milícias agem por conta própria que expulsam as famílias e ameaçam tirar as vidas dos(as) acampados(as)”.

Osmar continuou dizendo que por ser presidente do Sindicato e representante da classe trabalhadora e por ter dado informações sobre os direitos que as 80 famílias agriculturas têm, hoje, ele e sua família também estão sob ameaça.

“A pessoa que se diz proprietário da área onde está o acampamento, me ameaçou dizendo que como representante dos(as) acampadas, eu tinha obrigação de tirar eles(as) da terra”. E continuou. “Eu sei onde tu mora e se não tirar os(as) agricultores(as) de lá, vamos fazer uma visita na tua família”, relatou.

O secretário da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, lembra que é preciso reforma agrária agora e efetiva para que os povos do campo parem de ser assassinados e continuem a alimentar o Brasil.

“Não são números, são vidas ameaçadas e assassinadas no cambo brasileiro, entre a quais estão os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais que só querem um pedaço de terra para viver, alimentar suas famílias e continuar garantindo comida variada e saudável no prato dos brasileiros(as)”. E ressalta. “O próximo governo do Brasil deve ter a Reforma Agrária na sua gestão como uma alternativa viável para inclusão social e democrática no país”.

Na audiência também esteve presente o ex-presidente e atual consultor da CONTAG, Francisco Urbano.

Assista a Transmissão da audiência AQUI

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico