Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Mesmo sem ir às ruas, no dia 12 de Agosto, mulheres rurais resgatam legado de Margarida Alves pelo combate à fome e à violência de gênero
WhatsApp

10 de Agosto de 2021


Arquivo CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
combate à fome
Marcha das Margaridas
Margarida Alves
margaridas
reforma agrária
violência no campo

O mês de Agosto é simbólico para as mulheres do campo, que se dedicam à vivenciar o dia 12, data de luta instituída desde o assassinato da líder sindical paraibana do município de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves, na luta por direitos e contra a opressão de usineiros.

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as Margaridas não vão às ruas, mas devem beber na fonte do legado da sindicalista para, além de “celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, cobrar a sua efetivação no campo, a inserção da agricultura familiar na agenda de políticas públicas contra à fome e à agroecologia”, pontua a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais.

Margarida Alves foi brutalmente assassinada no dia 12 de Agosto de 1983, ou seja, há 38 anos. Com o passar do tempo, segundo Mazé, outras mulheres rurais sofrem as dores da líder sindical. “Estamos vendo a pandemia da violência contra os nossos corpos, a violência contra as nossa terras, com o avanço do agronegócio; e a questão da fome, que é uma violência estrutural. A fome tem cor, é mais dura no meio rural”, pondera.

Em relação à violência de gênero no campo, Mazé reconhece que a Lei Maria da Penha, fruto também da luta da Marcha das Margaridas, que “desde a sua primeira edição, no ano 2000, já pautou a questão da violência doméstica no campo”, é um avanço, garantindo, inclusive, a implementação de diversos serviços. Porém, ela constata que, desde o impeachment da presidenta Dilma, muitas políticas públicas foram desmontadas e a lei ainda não é aplicada da forma desejada.

Levando em conta a relação entre a autonomia econômica e a vulnerabilidade das mulheres à violência de gênero, a secretária considera o fim de órgãos e políticas conquistadas a partir da Marcha das Margaridas um retrocesso. “Nos foi tirado o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Secretaria de Políticas para as Mulheres, com status de ministério, também deixou de existir. Além disso, o Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, agora, não existe mais,” lamenta.

Na pauta das Margaridas, o caminho mais estratégico para combater à fome é incentivar a agricultura familiar com políticas públicas adequadas. “É impossível combater a fome sem fortalecer a agricultura familiar, que deveria, no nosso ponto de vista, fazer parte da agenda de políticas públicas do Governo”, pondera. Na visão está em curso um movimento contrário, ou seja, o esvaziamento de programas como o PAA, o que tem provocado a alta nos preços dos alimentos.

No dia 12 de agosto, as mulheres do campo, da floresta e das águas denunciam os modos predatórios de produção, a privatização da natureza e dos bens comuns e apontam a agroecologia como um modo de produção de alimentos saudáveis e como modo de vida. “A agroecologia é um modo de vida, que constrói o acesso à terra, à água, às práticas de respeito e cuidado com os bens comuns e as relações de respeito entre as pessoas e os recursos da natureza”, conclui.

Agenda

No próximo dia 12, às 15h, acontece a Roda de Conversa “Margarida Alves, presente! Mulheres e Juventude na luta pela reforma agrária e contra a violência no campo”. Transmitido pelo Facebook, Youtube e Portal da Contag, o debate celebra o Dia Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais Contra à Violência no Campo e o Dia Internacional e Nacional da Juventude.

Já no próximo dia 13, às 15h, as Margaridas participam da audiência interativa “O combate à violência contra à mulher no campo”, debate organizado conjuntamente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Secretaria da Mulher.

FONTE: Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) / Adriana Amâncio - Asacom



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico