A CUT lançou o estudo LAVA JATO E IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS INTERSETORIAIS, elaborado pelo Dieese. O estudo procurou medir os impactos da reversão dos investimentos da Petrobras na economia brasileira, assim como a redução de obras de infraestrutura derivadas de impedimentos legais das empresas citadas na Operação Lava Jato com efeitos negativos em toda a cadeia da construção civil e com efeitos em cascata por toda economia.
Foi realizado um evento virtual de lançamento pela plataforma Zoom, transmitido pelas redes sociais da CUT e de parceiros, entre eles a CONTAG.
Este estudo é de grande complexidade e é muito importante, não só para o movimento sindical, mas para a sociedade brasileira, especialmente neste momento que estamos vivendo, avalia o presidente da CUT, Sérgio Nobre. O conjunto do movimento sindical tinha alertado sobre a apuração da Lava Jato de denúncias de corrupção nas empresas, a maneira espetaculosa que fazia, que expunha a marca das empresas, colocando em risco o futuro das empresas e dos empregos. A gente já dizia que quem comete o crime não é a empresa, são as pessoas. Depois, com os áudios vazados, vemos que a Lava Jato tinha um claro projeto político e de poder por trás dela. Foi um instrumento de perseguição política, explicou Nobre, que disse que a CUT vai procurar os presidentes da Câmara e do Senado para divulgar sobre o estudo.
O diretor técnico do Dieese, Fausto Júnior, explicou que o estudo LAVA JATO E IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS INTERSETORIAIS tentou quantificar e dar números a esses impactos. A Lava Jato teve um impacto gigantesco do ponto de vista do que vai ser o futuro do Brasil, não só do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista político, jurídico e social. O que estamos querendo com esse estudo, junto com pesquisadores e outros pensadores, apontar um pouco para o que foi essa tragédia que começou em 2014, que de alguma forma desemboca no Brasil que estamos hoje, explica.
Segundo Fausto, o estudo tenta quantificar do ponto de vista financeiro, dar números e fazer chegar até a população esses impactos. É fundamental chegar ao conjunto da população a compreensão de que o fato dele estar pagamento quase 6 reais no litro de gasolina tem a ver com a Lava Jato. O fato de um botijão de gás na periferia de São Paulo estar chegando perto de 100 reais tem a ver com a Lava Jato. É importante olhar para a quantidade de empregos destruídos e que deixaram de ser criados, destacou Fausto.
Clique AQUI para que possa conferir como foi o evento de lançamento e as informações divulgadas detalhadamente:
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi