A Secretaria de Jovens da CONTAG apresentou nesta sexta-feira (11) o programa Jovem Saber para os(as) professores(as) da escola rural Incra 9, no Distrito Federal, como início de uma parceria que tornará o diálogo sobre conteúdo do programa parte das atividades escolares dos(as) estudantes.
Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, trata-se de um projeto piloto, que pode ser ampliado para outras escolas no DF e em todo o Brasil. Cada professor(a) será o coordenador de um grupo, e vai discutir os temas em sala de aula, contando sempre com o apoio da nossa Secretaria.
De acordo com o diretor do Incra 9, Márcio Regis Moura de Oliveira, o material do Jovem Saber será muito importante para despertar nos(as) jovens estudantes o orgulho e interesse de estar no campo. O que percebemos é que muitos não veem perspectiva e não têm interesse em ficar no campo, porque nunca foi dito para eles que é possível, e que existem oportunidades. Mas, o programa Jovem Saber indica esses caminhos e mostra o campo como um lugar de vida, afirma Márcio.
A metodologia de estudos e formação dos grupos será ainda tema de diálogo entre a equipe pedagógica da escola e a Secretaria de Jovens da CONTAG, e a iniciativa começará em breve, uma vez que as aulas das escolas públicas do DF têm início na próxima segunda-feira (14).
Estamos muito entusiasmadas e temos certeza de que colheremos ótimos frutos desta parceria, afirma Mônica Bufon.
FONTE: Assessoria da Secretaria de Jovens da CONTAG