Mais de 200 estudantes do Centro Educacional Incra 9 escola rural a 40 km de Brasília - começarão a estudar o conteúdo do Programa Jovem Saber como parte da grade curricular a partir desta segunda-feira, 4 de abril. Serão jovens a partir do 6º ano até alunos(as) de Educação de Jovens e Adultos, que já passaram da faixa da juventude. Na tarde do dia 4 foi realizada uma animada cerimônia de lançamento da iniciativa no pátio da escola, com direito a mística realizada pelo grupo de teatro formado pelos(as) estudantes e sorteio de cadernos e camisetas.
Os temas que esse programa traz são muito importantes para fortalecer a identidade dos(as) nossos(as) alunos(as) como jovens rurais e mostrar para eles as possibilidades de viver bem, com qualidade, no campo. A parceria com a CONTAG também vai trazer muitas informações fundamentais para o desenvolvimento da nossa comunidade, afirma o diretor da escola, Márcio Regis Moura de Oliveira.
A Secretaria de Jovens da CONTAG e o CED Incra 9 estabeleceram os primeiros diálogos para essa parceria em dezembro de 2021. Com o início das aulas e adaptações ao Sistema do Programa Jovem Saber, já foi possível iniciar as atividades neste começo de abril. Estamos muito felizes com esse trabalho em conjunto, que será uma experiência piloto para atuação em outras escolas no Distrito Federal e em todo o país. Vamos aprender junto com professores(as) e estudantes quais as melhores dinâmicas e também novas formas de apresentar os conteúdos, diz a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Além do lançamento e apresentação do Programa Jovem Saber para os(as) alunos(as), a equipe da secretaria de Jovens também apresentou o projeto aos professores(as) do período noturno da escola voltado principalmente para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conteúdo tem tudo a ver com a realidade que passamos com nossos(as) estudantes, que são produtores(as) ou que vendem sua força de trabalho, e que precisam compreender quais os caminhos para uma vida digna no campo, reforçou o supervisor do período noturno, Luciano Santana.
FONTE: Secretaria de Jovens da CONTAG