Capacitação e formação política e técnica sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e Imposto Territorial Rural (ITR)
Entre os dias 09 e 12 de agosto, a CONTAG, por intermédio da Secretaria de Política Agrícola, realizou o curso formativo que capacitou dirigentes, assessoria e funcionários(as) dos Sindicatos e Federações. Capacitação esta que contou com participação de mais de 1.800 pessoas e que abordou temas que dizem respeito às demandas da base.
A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, disse que, ao longo de todo o curso, ficou evidente a importância de a CONTAG estar sempre informando, principalmente aos dirigentes sindicais e funcionários(as) das Federações e Sindicatos, sobre as mudanças, atualizações e a qualidade no atendimento sem abrir mão da prestação de um bom serviço, como também da representação e representatividade e sustentabilidade político-financeira do movimento sindical frente aos desafios e disputa na base. É fundamental entender a necessidade e a importância de investir em capacitações e especializações. Para isso, precisamos avançar no acesso às tecnologias e propiciar espaços para aprimorar os conhecimentos e troca de saberes, que vão além do básico e do óbvio, explicou a dirigente.
Vânia destacou, ainda, que o movimento sindical está sendo desafiado diariamente nas mais diversas áreas e bandeiras de luta. Não poderia ser diferente no processo formativo e de capacitação, mas o resultado fica evidente com o número de participantes. Fica claro que estamos no caminho certo e precisamos investir em outros cursos, conforme estamos sendo demandados. Nos dias atuais, estar em uma sala virtual com mais de 1 mil participantes é notório que todos e todas estão de parabéns, avalia a secretária de Política Agrícola da CONTAG.
FONTE: Secretaria de Política Agrícola da CONTAG