Durante cinco dias, dirigentes e assessorias da CONTAG, das Regionais e das Federações participaram da Oficina de Elaboração do Plano Estratégico da CONTAG para a Gestão 2021-2025. A atividade, realizada por plataforma virtual, contou com uma programação diversificada, com vários momentos de exposições, debates, trabalhos em grupos, proposições e acordos. Foram definidos os desafios, as diretrizes e ações estratégicas prioritárias para os próximos dois anos.
Nos dias 14 e 15 de junho, a oficina contou com profundas análises e contribuições dos(as) professores(as) Arilson Favareto, Socorro Silva, Sérgio Schneider e Márcio Pochmann, que trouxeram elementos importantes para os debates e para os trabalhos em grupos.
Os dias 16 e 17 foram dedicados às proposições dos grupos para o plano, atualização dos desafios, das diretrizes e ações estratégicas para a CONTAG (internos e externos) para o período de 2021 a 2023, bem como a identificação de convergências.
No último dia (18), os(as) participantes fizeram uma revisão das ações, acordos e aprovaram um calendário de continuidade de construção do Plano Estratégico da Gestão 2021-2025, com a elaboração dos POAs das Secretarias, diálogos sobre integração de ações e atividades e agendas de avaliação e monitoramento, entre outras.
Representantes das cinco regiões avaliaram positivamente a semana inteira de Planejamento, elogiaram a organização, a mediação, a qualidade dos debates e das proposições e o formato participativo, mesmo não sendo realizado em caráter presencial.
A Diretoria da CONTAG compartilhou do mesmo sentimento dos(as) demais participantes, principalmente de dever cumprido e de motivação para tirar do papel tudo o que foi proposto ao longo dos últimos cinco dias. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, fez uma avaliação bem positiva e fez um agradecimento especial ao final da oficina. Coragem, esperança, otimismo e ousadia, entre outras palavras, foram destacadas por todos(as) participantes na avaliação e isso nos traz uma motivação muito grande. Deixo aqui o nosso agradecimento a todas as Federações, às cinco Coordenações e Assessorias Regionais e a toda equipe que faz a CONTAG que não mediram esforços para que a nossa oficina fosse um sucesso, agradeceu Mazé.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, também expressou o seu sentimento de gratidão e de vontade de avançar nas ações na nova gestão. Tivemos dúvidas se daria certo realizar essa oficina por plataforma virtual. Ao final, avaliamos que foi muito produtiva e participativa. Temos, agora, uma tarefa enorme pela frente. Precisamos nos dedicar a outras etapas do Planejamento e avaliar o que está ou não na nossa governabilidade. Portanto, vamos precisar somar ainda mais esforços para avançarmos cada vez mais, focando sempre no fortalecimento da agricultura familiar, no que é melhor para a nossa base e para a sociedade como um todo, avaliou o presidente. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi