Com o objetivo de construir e implementar, coletivamente, um plano estratégico de ação para a Regional Norte da CONTAG, a partir da realidade de cada estado e demandas prioritárias que busquem fortalecer a Região Amazônica e seu povo, dirigentes das sete Federações, a coordenadora da Região Norte, Guanamar Soares de Sousa, a assessoria regional e o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto) estiveram reunidos na Oficina de Planejamento Estratégico nos dias 27 a 29 de junho, em Brasília/DF.
A programação contou com abertura política, análise de conjuntura externa e interna, apresentação de programas e políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) voltados à Região Norte, apresentação da situação da organização sindical, trabalho em grupos para avaliar as ações e definir prioridades. O grupo também participou do evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023-2024, no dia 28 de junho, no Palácio do Planalto.
Ao longo desses dias, também houve um diálogo sobre o Fundo Amazônia visando conhecer as linhas de atuação da região, sobre o papel estratégico da Região Norte da CONTAG, a construção das estratégias de ação para o próximo período, entre outros debates.
“O objetivo do planejamento foi fazer um debate direto com vários Ministérios do Governo Lula (Meio Ambiente, Educação, Mulheres, Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar), com a Presidência do Incra Nacional e com parlamentares da região, bem como a participação do Dr. José Carlos Lima, assessor do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para assuntos relacionados ao Fundo Amazônia. O objetivo com tudo isso foi conhecer as ações programáticas desses Ministérios e da autarquia do Incra e conhecer de maneira aprofundada sobre o processo de implementação deste Fundo administrado pelo BNDES. E, ao mesmo tempo, conhecer as ações e programas destes Ministérios direcionados para a Amazônia”, explicou Guto.
O dirigente da CONTAG reforçou que os debates foram muito importantes. “Vale destacar a participação do presidente do Incra, César Aldrighi, que representa uma autarquia que, ao longo dos anos, vem se destacando como um espaço que congrega uma grande demanda na região Norte. Além disso, todos os representantes do governo apresentaram as ações e reafirmaram o compromisso com as demandas que apresentados na pauta do GTB”, completou Guto.