Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA DA CONTAG
Em defesa da vida, da democracia, dos direitos e do meio ambiente
WhatsApp

23 de Julho de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
defesa da vida
democracia
direitos
meio ambiente
nota da contag

A vida, a democracia, os bens comuns da natureza, as pessoas – em especial as de maior vulnerabilidade social – e os direitos estão em grande ameaça no Brasil. A cultura de morte e desprezo pela ciência e pelas medidas que preservam a vida está levando à ideia de que mais de 80 mil mortes e mais de 2 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus é algo normal.

O valor central da democracia, que é a convivência, valorização e respeito à diversidade, está sendo sistematicamente atacado, assim como a Constituição, os demais poderes, a imprensa e as instituições. Nossa Constituição prevê o pluralismo, o respeito à dignidade da pessoa humana, a cidadania, a soberania, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa como os fundamentos da República Federativa do Brasil.

Cresce o desmatamento, os assassinatos e ameaças a lideranças, dirigentes, entidades, agentes públicos de fiscalização e os(as) defensores(as) de direitos humanos, fatos que estão prejudicando a imagem do Brasil no exterior com consequências para as relações comerciais e diplomáticas. Outro efeito visível é a escalada do machismo, do racismo, da violência e da discriminação contra mulheres, jovens, pessoas idosas, crianças e adolescentes, povos originários, negros(as) e as populações LGBTQIA+.

A preocupação está mais em manter as empresas que os empregos, quando os dois são igualmente importantes. Tudo o que se relaciona ao sindicalismo e ao seu papel de representação, luta e acesso a direitos, controle social e mediação das relações de trabalho é atacado a cada proposta que o governo apresenta, a exemplo da reforma da Previdência Social e as diversas Medidas Provisórias que tentam aprofundar ainda mais a reforma trabalhista. A cada dia as entidades do MSTTR são retiradas de espaços de diálogo, de construção e implementação de políticas públicas, desrespeitando o seu papel de legítimas representantes da agricultura familiar brasileira.

Assistimos a uma total desconstrução da importância do trabalho e do(a) trabalhador(a) para a produção da riqueza do país e a sua condição para o bem-estar das famílias. Qualquer proposta de reconstrução da economia deve passar pelo papel central do trabalho e da dignidade da pessoa humana, a proteção do meio ambiente e a importância do Estado em prover direitos sociais fundamentais.

Neste cenário, cresce a importância, a responsabilidade e o papel do sindicalismo rural e urbano brasileiro como a vanguarda, a trincheira dos trabalhadores e trabalhadoras no enfrentamento à pandemia em defesa da vida, da democracia, dos direitos, do meio ambiente, da produção de alimentos, da justiça social e do desenvolvimento sustentável e solidário como essenciais para a superação da crise sanitária, política e econômica.

É fundamental continuarmos nos articulando com os demais setores e organizações da sociedade comprometidas com esses pressupostos para derrotarmos a necropolítica, inclusive nas eleições municipais desse ano. Temos que ocupar os espaços de debate nacional, de combate à desinformação (fake news) e construir estratégias unitárias de mobilização para combatermos o vírus do ultraneoliberalismo, que está destruindo vidas, as políticas públicas e o papel do Estado como o principal indutor do desenvolvimento sustentável e solidário.

Continuaremos aprofundando o debate sobre essa realidade e as suas consequências para os(as) agricultores(as) familiares e na defesa histórica desses pressupostos que são fundantes do nosso Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). FONTE: CONTAG, Federações e Sindicatos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico