Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DEMOCRACIA
Democracia fortalecida: Dois anos dos ataques de 8 de janeiro
WhatsApp

08 de Janeiro de 2025


Ricardo Stuckert / PR
TEMAS RELACIONADOS:
ataques
brasil
democracia

Há exatos dois anos, no domingo do dia 8 de janeiro de 2023, acontecia uma série de atos violentos e destrutivos às sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário com o principal objetivo de enfraquecer a democracia e justificar uma intervenção militar no Brasil.

Estes atos criminosos, praticados por grupos golpistas, além de ameaçar o Estado Democrático de Direito, causaram danos estruturais e danificou uma série de obras de arte, entre pinturas, esculturas e artefatos históricos.

Para marcar a data, foi realizada, nesta quarta-feira (8), a cerimônia em memória dos episódios. A solenidade contou com a reintegração de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça; descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti; cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto; e o ato simbólico de Abraço da Democracia, na Praça dos 3 Poderes.


"Se ainda estamos aqui, é porque a democracia venceu", disse o presidente Lula. Ao longo de sua fala, o representante do Brasil destacou possibilidades e direitos que teriam sido suprimidos.

"Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023. Estamos aqui, mulheres e homens de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias, unidos por uma causa em comum. Estamos aqui para dizer algo: ditadura nunca mais”, explanou o presidente.

A CONTAG esteve representada pelo presidente Aristides Santos e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.

“Essa cerimônia foi muito importante para manter viva em nossas memórias essa tendência golpista que tem alguns grupos políticos no Brasil e afirmar que a democracia é o melhor caminho, principalmente para os mais pobres. Este modelo dá para os trabalhadores e trabalhadoras a possibilidade de reclamar, reivindicar e ter acesso à informação. Precisamos nos manter atentos e vigilantes para que ataques como esses não aconteçam novamente”, compartilhou Aristides Santos.


Os atos do dia 8 de janeiro fizeram parte de outros atentados cometidos com o mesmo objetivo, além do plano para assassinar o presidente Lula, seu vice, Geraldo Alckmin, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que à época presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Documentos da Polícia Federal citam, por exemplo, que os golpistas começaram a monitorar o deslocamento de autoridades ainda em novembro de 2022, após a eleição e antes da posse de Lula.

Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Ainda durante a solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Lula assinou decreto que cria o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia. A premiação será concedida pela Advocacia-Geral da União (AGU), uma vez por ano, para pessoas que tenham colaborado de maneira notável para a preservação, restauração ou consolidação da democracia no Brasil, assim como para o avanço dos valores constitucionais do Estado Democrático de Direito.


Critérios e detalhes a respeito da escolha dos agraciados deverão ser definidos em um ato, que deverá ser editado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, ainda no primeiro trimestre deste ano.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações da Agência Gov.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico