A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) vem a público manifestar seu repúdio às ações violentas que as famílias do acampamento Ana Primavesi, localizada no núcleo rural Rio Preto, em Planaltina-DF, vêm sofrendo desde o dia 1º de maio.
As famílias ocuparam uma área pública no último dia 30 de abril e denunciam a situação de fome e miséria do Brasil e reivindicam a retomada da política de Reforma Agrária no Distrito Federal com a criação de novos projetos de assentamentos.
Desde o primeiro dia da ocupação, as famílias acampadas estão impedidas de receber mantimentos por causa de bloqueio das estradas feita por grileiros das terras públicas da região. A justiça negou pedido de reintegração de posse impetrada em desfavor das famílias do acampamento e mesmo assim o bloqueio continua e chegaram ao absurdo de atearem fogo na área ocupada pelas famílias. Na última quinta-feira a justiça determinou o desbloqueio da via que dá acesso ocupação Ana Primavesi.
A Contag manifesta solidariedade às famílias acampadas, pede que as autoridades do Distrito Federal garantam a segurança das famílias, o cumprimento da decisão judicial de desbloqueio da estrada e que seja destinada uma área para permanência das famílias até o seu assentamento definitivo.
Lutar pelo direito à terra não é crime!
Diretoria da CONTAG
FONTE: Diretoria da CONTAG