A Plenária Nacional presencial foi realizada pelas redes e movimentos sociais que desde 2023 vem fazendo, através de uma construção coletiva, a articulação para a participação da sociedade civil na COP30, que acontecerá em Belém/PA, em 2025.
“Nós estamos reunidos com diferentes grupos e entidades de diferentes lugares do mundo estruturando uma agenda comum de ações e incidência política rumo à COP30. Estamos olhando de que forma a sociedade civil deverá estar mobilizada durante a Conferência do Clima”, explicou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
A programação desses dois dias contou com momentos de análise do contexto político, desafios e oportunidades de termos uma COP do Clima no Brasil/Amazônia; apresentação da síntese das bandeiras de luta resultantes da Plenária Virtual; dinâmica de trabalho em grupos; apresentação sobre a trilha da governança; formação dos grupos de trabalho rumo à Cúpula dos Povos; e aprovação da Carta de Princípios e do calendário de mobilização.
“Estamos pensando em duas frentes a princípio, uma que vai para dentro das negociações que está estruturando a incidência política e a outra de como serão feitas as mobilizações durante a conferência”, continuou a secretária.
Durante os dois dias de discussões, foi elaborada uma Carta de Princípios e lançada no ato de finalização da plenária. O documento foi entregue para os representantes do governo, Secretaria-Geral da Presidência da República, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Relações Exteriores, Mulheres, Cidades e Povos Indígenas.
O secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Santos (Guto), compartilhou que “a carta construída coletivamente, com muita profundidade, reflete essa mobilização popular nas diversas organizações. Uma das questões centrais aqui é pautar o governo para que de fato possa contribuir com essa ação política fundamental, e para que possamos afirmar, a partir da nossa articulação, que nós estamos nos mobilizando para a COP30.”
ACESSE A CARTA NA ÍNTEGRA
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG