Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MONITORAMENTO
CONTAG realiza primeira jornada de monitoramento e avaliação da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicato de Portas Abertas”
WhatsApp

08 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
Campanha Nacional de Sindicalização
Contag
monitoramento
Sindicato de Portas Abertas

Nos dias 6, 7 e 8 de julho foi realizada a primeira jornada de Oficinas de monitoramento das ações da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicatos de Portas Abertas”. O objetivo foi apresentar a proposta de monitoramento e avaliação da Campanha, estabelecer acordos e compromissos e avaliar as ações desenvolvidas até o momento.

A metodologia adotada pela CONTAG foi dividir em três grupos para que fosse possível fazer uma boa escuta e um bom debate com a participação de todos e todas. No dia 6, participaram os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. No dia 7, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. No dia 8, aconteceu com os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e São Paulo.

O público prioritário foi a Diretoria ampliada, assessoria, funcionárias(os) das Federações; coordenadores(as) e assessores(as) Regionais da CONTAG; coordenadores (as) e assessores(as) de Polos e Regionais Sindicais; dirigentes, lideranças e funcionários(as) dos Sindicatos e Delegacias Sindicais responsáveis diretos pelas ações da campanha; Comissões Estadual e/ou Municipais de Mulheres; Comissão Estadual da Juventude; Coletivo Estadual da Terceira Idade; Rede de Educadores e Educadoras Populares; e Rede Nacional de Comunicadores e Comunicadoras Populares.

“Ao longo desses três dias, a CONTAG vivenciou um bom momento de escuta sobre a realidade dos estados, principalmente em tempos de pandemia, as ações realizadas, os desafios, as estratégias de enfrentamento e resultados obtidos até o momento. Foi uma experiência fantástica ver que as Federações e Sindicatos abraçaram a Campanha Nacional de Sindicalização e ver que estamos no caminho certo”, avaliou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.

Nessa escuta, foi possível identificar como avanços o aumento no número de sindicalizados(as), de adesões dos Sindicatos ao SisCONTAG e ao Fundo de Amparo Social, ampliação de STTRs como emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), investimento em comunicação, entre outras ações e avanços.

Como desafios, a maioria apontou que a pandemia tem prejudicado o avanço no trabalho de base, mas que estão se adequando com a realização de reuniões e jornadas formativas por plataforma virtual, utilização de redes sociais, programa de rádio, contato por WhatsApp, panfletagem, por exemplo.

A CONTAG apresentou a proposta de indicadores de monitoramento e avaliação e repactuação de metas e prazos da campanha, bem como o calendário das próximas oficinas. “Essa proposta foi aprovada por todas as Federações. Estamos bem animados com a Campanha e pelos resultados que já estão sendo alcançados. Sabemos que alguns estados e municípios precisam de apoio, mas juntos somos mais fortes e vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar e o movimento sindical”, avaliou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico