Como fortalecer a participação da juventude rural nas atividades sindicais? Como a juventude pode contribuir para a luta sindical e o que os(as) jovens querem de seus sindicatos? Essas são perguntas que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais tem se feito com bastante frequência no processo da Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas, que está a todo vapor.
Para respondê-las, a Secretaria Nacional de Jovens, a Comissão Nacional e as Comissões Estaduais de Jovens têm planejado e promovido diversas ações para que a juventude rural compreenda a importância de estar sindicalizada - e também para que os Sindicatos fortaleçam nos municípios a luta pela sucessão rural e todas as pautas dos(as) jovens do campo, florestas e águas - como acesso à terra, habitação, educação do campo, saúde, esporte, cultura, lazer, internet, crédito, ATER, geração de trabalho e renda, entre muitas outras.
Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon
A participação da juventude no sindicato é muito importante. Quando nós e nossos(as) amigos(as) nos juntamos ao sindicato, podemos levar essas questões para as assembleias e propor ações como reuniões com gestores, e também mobilizações, parcerias com instituições de ensino, festivais e outros eventos da juventude. Nós, jovens, precisamos ser protagonistas na luta pelas mudanças que queremos ver no mundo! Precisamos usar nossa voz e nossa esperança para movimentar a luta na direção que achamos ser a mais efetiva, afirma a Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Troca de experiências
Uma dessas ações foi a realização de um encontro com todas as Comissões Estaduais de Jovens, de maneira virtual, nas manhãs dos dias 10 e 11 de agosto. No Encontro da Juventude - Jovem Agricultor(a), o sindicato é o seu lugar, a Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG lançou uma revista em quadrinhos sobre a importância da DAP Jovem e também um folder sobre a importância da sindicalização da juventude rural. Os dois materiais são ferramentas para iniciar conversas e apresentar a luta sindical para os(as) jovens rurais e foram muito bem avaliados pelos(as) participantes. No encontro também foi lançado o Vídeo sobre os 20 anos da Luta da Juventude Rural.
Outro momento muito especial foi a troca de experiências, em que os estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul apresentaram suas ações para fortalecer a união e participação da juventude no MSTTR. No momento de diálogo, depois das apresentações, outros estados também compartilharam suas atividades, mostrando a riqueza de ideias e criatividade das comissões. Tivemos experiências sobre mensalidade diferenciada, incentivo a organização de comissões municipais, realização de lives, carteirinhas específicas e benefícios para jovens sócios(as), e também muitas experiências com reuniões virtuais do Programa Jovem Saber.
O Encontro foi recheado de Momentos Culturais, nos quais talentos da juventude rural de todo o país puderam encantar os(as) participantes. Poesias de Sergipe e da Bahia, o hino nacional tocado em acordeão e violão vindo diretamente do Paraná e músicas vindas de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte trouxeram a alegria e leveza sempre bem vindas nesse momento tão duro pelo qual nosso país e a agricultura familiar tem passado.
Planejamento para o futuro
O secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Juraci Souto, e a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Pinto, participaram no encontro e reforçaram o compromisso da nossa confederação nas ações da juventude para a Campanha de Sindicalização, e também a importância de que todas as federações e sindicatos também fortaleçam suas ações com esses sujeitos políticos que são o presente e o futuro da agricultura familiar e do MSTTR. A secretária de Jovens falou ainda sobre a Resolução 014/2021 e firmou com as comissões estaduais o compromisso de que elas se reúnam para fazer sugestões para o Plano de Ação para Fortalecimento da Participação da Juventude no MSTTR, que deve ser elaborado até o final de 2021.
FONTE: Secretaria de Jovens da CONTAG