Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
CONTAG e Federações fazem balanço sobre as políticas sociais para o desenvolvimento rural
WhatsApp

15 de Junho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
controle social
educação do campo
políticas sociais
previdência
proteção infanto-juvenil
saúde

Ao longo dos dias 13 a 15 de junho, representantes da CONTAG e das Federações estiveram reunidos(as) presencialmente em Brasília/DF, depois de mais de dois anos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, para o Seminário Nacional: Balanço sobre as políticas sociais para o desenvolvimento rural.

O objetivo geral foi dialogar com dirigentes sindicais sobre a situação atual das políticas sociais para o desenvolvimento rural; fortalecendo a atuação articulada do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) nas áreas de Educação do Campo, Saúde, Proteção Infanto-Juvenil, Previdência e Sindicalismo Rural enquanto estratégias de desenvolvimento rural, buscando alternativas para as questões apontadas pelos debates a partir dos desmontes das políticas sociais para o campo, floresta e águas.


O Seminário foi coordenado pela Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG, dirigida pela secretária Edjane Rodrigues, e a abertura política contou com a presença do presidente Aristides Santos e das secretárias de Mulheres, Mazé Morais, de Jovens, Mônica Bufon, e secretária geral, Thaisa Daiane. 

Nesses três dias, a atividade foi enriquecida com participações importantes, a começar pela análise de conjuntura com Ricardo Berzoini, ex-ministro Governos Lula e Dilma e ex-deputado federal. A análise foi complementada por Edjane Rodrigues. O objetivo foi discutir como a conjuntura atual tem afetado a vida das populações do campo, da floresta e das águas, fazendo um balanço sobre as políticas sociais para o desenvolvimento rural.


Sobre a Proteção Infanto-Juvenil, a programação contou com informes sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e foi discutida a possibilidade de realizar jornadas com adolescentes e jovens para discutir especificamente a pauta desses sujeitos.

O debate sobre as Políticas Públicas de Educação e Educação do Campo contou com a participação da companheira Tânia Dornellas, assessora advocacy da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Foi feita uma reflexão sobre a necessidade de real de potencializar ainda mais a campanha Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso tendo em vista o seu importante papel na conjuntura, com ênfase na política de educação brasileira. Também foi feito um profundo debate sobre as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). “Saiu até um indicativo sobre a possibilidade de trabalharmos Jornadas Formativas junto às EFAs porque elas são fruto da nossa luta e são uma experiência de modelo de educação que o movimento sindical defende”, destacou Edjane.


O momento que pautou a Previdência Social e seus desafios, contou com a presença do diretor de Benefícios do INSS, Sebastião Faustino, e sua equipe. Foi debatida a necessidade de renovação do nosso Acordo de Cooperação Técnica do INSS Digital, tendo em vista a importância dessa plataforma não só para os Sindicatos, mas principalmente para os trabalhadores e trabalhadoras segurados(as) especiais. “O Coletivo afirmou a importância da construção de uma cartilha em conjunto entre a CONTAG e o INSS que visa reduzir a quantidade de indeferimentos de pedido de benefícios previdenciários”, explicou a dirigente.

Sobre o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), o Seminário contou como expositor Valdevir Both, doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UniSinos).

“Foi discutida a importância do SUS e do controle social, no sentido de que precisamos, cada vez mais, fomentar e qualificar a nossa participação nos conselhos. Ficou o indicativo de pensarmos em processos formativos que tenham como objetivo qualificar os/as nossos dirigentes sindicais para atuar nos conselhos de Saúde. Refletimos muito sobre as práticas integrativas e complementares em Saúde (PICS), valorizando o espaço que foi construído na CONTAG para implementação das PICS”, complementou Edjane.

“Essa foi a primeira atividade presencial promovida pela Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG após o início da pandemia de Covid-19 e avalio que foi bem produtiva. O Coletivo deu igual importância a todos os debates propostos na nossa programação. Foi bem interessante ver o envolvimento de todos/as nas temáticas trabalhadas”, avaliou Edjane Rodrigues.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico