Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
CONTAG apresenta emendas à MP da regularização fundiária
WhatsApp

20 de Dezembro de 2019


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
Contag
reforma agrária
regularização fundiária

Com objetivo de “simplificar e modernizar” o processo de regularização fundiária no Brasil foi publicada no dia 11 de dezembro a Medida Provisória nº 910/19, alterando importantes pontos da legislação brasileira e gerando grande preocupação em estudiosos, entidades e organizações que trabalham o tema. Durante a solenidade de assinatura, ocorrida no dia 10 de dezembro no Palácio do Planalto, o governo federal fez questão de destacar a importância histórica da medida, sendo afirmada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que “é uma medida importantíssima, porque responde a uma dívida que o Brasil tem com a sociedade.”

A Medida Provisória altera três leis, sendo a Lei nº 11.952/09, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal; a Lei nº 8.666/93, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências; e a Lei nº 6.015/73, que dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências.

Para além, juntamente com a MP nº 910/19, foram publicados os Decretos nº 10.165/19 – que altera o Decreto nº 9.309/18 que dispõe sobre a regularização fundiária das áreas rurais – e o Decreto nº 10.166/19, alterando o Decreto nº 9.311/18, que dispõe sobre o processo de seleção, permanência e titulação das famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária. É válido lembrar que os dois decretos alterados 9.309/18 e 9.311/18 são frutos da Medida Provisória nº 759/16 e Lei nº 13.465/17, alterações na regularização fundiária promovidas ainda no Governo Temer.

A nova Medida Provisória nº 910/19 traz grandes alterações ao ordenamento jurídico brasileiro como, por exemplo, a ampliação do “Programa Terra Legal” para além da região da Amazônia Legal – e a extensão para ocupações incidentes em áreas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Outro ponto polêmico diz respeito ao novo prazo para regularização, que aumenta em sete anos, de 22/7/2008 para 5/5/2014 para comprovação do exercício de ocupação e exploração direta, mansa e pacífica.

Vale mencionar ainda que a MP nº 910/19 aumenta de quatro para quinze módulos fiscais para averiguação dos requisitos por meio de declaração do ocupante, dispensando a obrigatoriedade de vistoria prévia para áreas até este limite de 15 módulos fiscais. Para se ter ideia, alguns dos requisitos auto declaráveis pelo interessado é não manter na propriedade trabalhadores em condições análogas as de escravo e que o imóvel não se encontre sob embargo ambiental ou seja objeto de infração do órgão ambiental federal, estadual, distrital ou municipal.

“Quanto ao conteúdo da MP, a CONTAG já apresentou emendas às questões contraditórias e que colocam em risco a regularização fundiária no Brasil, não deixando de observar a importância desta para os agricultores e agricultoras familiares, em especial do norte do país. A Confederação seguirá também acompanhando a MP e fazendo as articulações necessárias junto ao Congresso Nacional”, destaca o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges.

Por fim, quanto aos dois Decretos publicados junto à Medida Provisória, o de maior impacto é o Decreto nº 10.166/19, uma vez que altera as regras de seleção das famílias, reduzindo de 15 para 5 pontos para as famílias acampadas. Ainda estabelece que o título definitivo de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) será disponibilizado exclusivamente para os projetos ambientalmente diferenciados; e que independentemente do cumprimento dos requisitos de concessão de créditos de instalação e a conclusão dos investimentos, considera-se consolidado o Projeto de Assentamento após quinze anos de sua implantação. “Quanto aos Decretos, a CONTAG já analisa as possibilidades de judicialização para que não ocorra mais nenhum retrocesso na reforma agrária e na regularização fundiária”, explica Elias. FONTE: Assessoria da Secretaria de Política Agrária da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico