Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado debate a reestruturação do atendimento do INSS
WhatsApp

04 de Abril de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
direitos previdenciários
INSS
mobilização
previdência social

A Comissão de Direitos Humanos do Senado realizou Audiência Pública na manhã desta segunda-feira (04) para debater o Estatuto do Trabalho, com foco na reestruturação do atendimento do INSS. O requerimento foi do senador Paulo Paim (PT-RS), que argumentou que o debate acerca da nova realidade do mundo de trabalho “é de grande relevância” e que são muitos os gargalos que precisam ser resolvidos no INSS. “Essa audiência pública tem o objetivo de discutir os problemas e falar da importância da Previdência Social”.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) foram convidadas a destacar os principais problemas relacionados ao acesso aos direitos previdenciários pelos povos do campo, da floresta e das águas. A audiência também contou com a participação de representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, de parlamentares e de representantes das cinco regionais.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, manifestou a solidariedade da Confederação aos servidores e servidoras do INSS, que estão em greve, e destacou a importância da Previdência para os povos do campo, da floresta e das águas. “A Previdência Social é uma política inclusiva, de distribuição de renda e cidadã. Até 1988 só tinha o direito de se aposentar os homens trabalhadores rurais e era um benefício de apenas meio salário mínimo. Com a Constituição Federal de 1988, homens e mulheres passaram a ter o direito à aposentadoria de 1 salário mínimo. A reforma da Previdência tentou restringir o nosso direito, fomos prejudicados em alguns pontos, mas o nosso direito de aposentadoria foi mantido como segurados(as) especiais, com comprovação da atividade rural, e mulheres aos 55 anos e homens aos 60 anos”, destacou.

Aristides também pontuou que o corte no orçamento do INSS é um ataque aos direitos da população em ter um atendimento digno no INSS. “Queremos reestruturar o INSS para atender melhor toda a sociedade brasileira. Precisamos derrubar os vetos para recompor minimamente o orçamento do INSS. Estamos mobilizando o País inteiro, mostrar para a sociedade o que está acontecendo. É preciso inclusive concurso público urgente. Isso não resolve, mas minimiza os problemas”, defendeu o presidente da CONTAG.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, detalhou a pauta da Mobilização Nacional pela reestruturação do atendimento do INSS. “A Previdência Rural é uma importante política de distribuição de renda e de fortalecimento da economia local da grande maioria dos municípios brasileiros. Dados de janeiro de 2022 mostram que, do total de benefícios previdenciários na Região Norte, 61,64% são rurais; na Região Nordeste, 59,24% são rurais; na Região Sudeste, 12,74% são rurais; na Região Sul, 25,63% são rurais; e na Região Centro-Oeste, 33,84% são rurais. E boa parte das pessoas que recebem os benefícios previdenciários usam os recursos para investir na sua produção agropecuária”, explicou a dirigente.

Edjane alertou que, se não reverter esse último corte orçamentário do INSS, de mais de R$ 980 milhões, dificilmente os trabalhadores e trabalhadoras terão atendimento adequado em suas demandas previdenciárias. “Em 2015, o INSS tinha 37 mil servidores, hoje, está com cerca de 20 mil servidores(as). Esse déficit de servidores(as) tem afetado a análise dos processos, com represamento dos benefícios e indeferimentos indevidos. É preciso fazer concurso público e investir em capacitação de servidores(as), inclusive para entender as especificidades dos diversos públicos atendidos pelo INSS”, defendeu a dirigente da CONTAG.

Outros problemas relatados por Edjane e pelos(as) representantes das cinco regionais estão relacionados ao déficit de médicos peritos, grandes deslocamentos para conseguir passar por perícias médicas e inconsistências nas plataformas digitais INSS Digital e Meu INSS.

As regionais foram representadas pelos(as) dirigentes Sirlene Honória (Norte), Maria Navegantes (Nordeste), Eliane Maria (Centro-Oeste), Maria Alves (Sudeste) e Carlos Joel (Sul).

O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra Santos, destacou a importância desse debate também para os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais. “Cerca de 60% dos assalariados e assalariadas rurais trabalham na informalidade, em situação degradante. Ano passado tivemos muitas lutas com a Previdência por conta do direito negado à aposentadoria e auxílio doença de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em especial as companheiras mulheres. Os servidores das agências precisam passar por qualificação para compreender as especificidades do campo”, reforçou a cobrança.

Os representantes dos(as) servidores(as) do INSS ressaltaram que a situação da autarquia é grave e que por isso estão em greve. Relataram problemas como assédio moral, metas abusivas de produtividade, precariedade nas condições de trabalho, falta de capacitação, desmonte da estrutura do INSS com a tentativa de privatização, congelamento dos salários, entre outros, e exigiram a abertura de negociação urgente entre o governo e o comando de greve para que os(as) servidores(as) possam retornar ao trabalho.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

O “Dia D” da Mobilização Nacional pela reestruturação do atendimento do INSS será nesta terça-feira (05) em todo o País com a realização de audiências públicas nas Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, com atos nas ruas, em frente às agências do INSS, entre outras mobilizações.

Para dar visibilidade à programação da Mobilização Nacional, a CONTAG irá realizar uma Live às 10 horas (horário de Brasília), transmitida no Facebook, YouTube e Portal da Confederação, com a participação das Federações, de parlamentares e demais convidados(as) para apresentar os atos em andamento e reforçar os pontos defendidos pela CONTAG, FETAGs e STTRs em defesa da Previdência Social.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico