Na madrugada entre segunda e terça-feira dessa semana, um acampamento no município de Silva Jardim/RJ, com 110 famílias organizadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (FETAG-RJ), representante dos assalariados e assalariadas rurais neste estado, sofreu um atentado violento.
Homens fortemente armados entraram no acampamento e atiraram, quebraram e incendiaram barracas e veículos. Segundo algumas famílias acampadas no local, só não mataram porque as famílias conseguiram se esconder na mata. “Atiraram nos transformadores de energia elétrica pública e espancaram e incendiaram a moradia do caseiro do sítio localizado em frente ao acampamento." Ainda não há detalhes sobre mortes e pessoas feridas, pois muitas famílias continuam escondidas com medo de novos ataques.
A CONTAG e a FETAGRI-RJ, Federação que representa os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, organizações parceiras na luta pela terra, repudiam esse ataque e a sensação de impunidade; também prestam a sua solidariedade às famílias acampadas. A Confederação, inclusive, considera muito grave o crescimento da violência no campo nos últimos anos, impactando diretamente na vida de lideranças que estão à frente de lutas importantes como a da reforma agrária, de proteção do meio ambiente, entre outras que visam um desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Diretoria da CONTAG e da FETAGRI-RJ