Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MOSTRA DAS MARGARIDAS
Agricultoras de todo o Brasil dialogam em Jornada das Margaridas
WhatsApp

15 de Agosto de 2024


Marie Leal
TEMAS RELACIONADOS:
agricultoras familiares
agroecologia
feminismo
margaridas
mobilização

As Margaridas seguem em marcha, se mobilizando para que mais mulheres ocupem lugares que historicamente pertencem a homens. Elas têm um campo imenso de possibilidades, mas também de desafios na construção de diferentes relações de igualdade. E durante os dias 12 a 15 de agosto, a Comissão Ampliada da Marcha das Margaridas, de todas as regiões, esteve reunida, em Brasília, para participar da Jornada das Margaridas.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, explicou que “há um ano estivemos aqui em Brasília com mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas, trabalhadoras, agricultoras rurais e urbanas também na Marcha das Margaridas. E nessa semana estaremos em jornada neste novo ciclo de negociações, que representa o momento em que nos dedicamos a fazer um balanço dos avanços que obtivemos do Governo Federal e o que não foi respondido.”


A programação contou com painéis sobre a conjuntura da Jornada das Margaridas 2024, políticas de enfrentamento à violência, o que as mulheres querem e precisam, autonomia econômica das mulheres na perspectiva agroecológica, transição energética, agroecologia e participação social: o que propõem as mulheres e o que anunciam as políticas públicas e políticas públicas de saúde da mulher.

Também foi realizado um diálogo com a Comissão Ampliada da Marcha das Margarida (CNMTR e organizações parceiras) para fazer os alinhamentos necessários para as Audiências Interministeriais, que foram realizadas com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministérios das Mulheres; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Meio Ambiente e Mudança do Clima; Minas e Energia; Saúde; Direitos Humanos e da Cidadania; Justiça e Segurança Pública; e Cidades.


As discussões das audiências foram em torno de ampliar os recursos para promover maior alcance do Programa Quintais Produtivos, propor a realização de cinco projetos pilotos (um por região) de acordo com os selecionados e portaria, ofertar formação de agentes de Ater agroecológica, ampliar os recursos destinados a Ater pública e gratuita, aumentar o alcance de Chamadas Públicas de Ater, ampliar os recursos destinados ao Programa de Fomento das Atividades Produtivas Rurais do MDS e efetivar a entrega das unidades móveis anunciadas na Marcha das Margaridas 2023.

“As audiências foram extremamente importantes para tratar sobre a pauta permanente da Marcha das Margaridas. Esse é o momento de diálogo e de buscar respostas concretas para serem anunciadas na 3ª Mostra das Margaridas, nesta sexta-feira (16). Nós estamos reafirmando para que o Governo Federal a importância de concretizarem os anúncios feitos e também de atender aquilo que ainda não foi respondido”, compartilha Mazé Morais.

Para finalizar a Jornada, foi realizada uma reunião com a Diretoria da CONTAG para negociar a pauta interna do movimento sindical. “Com este diálogo, nós temos expectativas de retornos concretos desses pontos que são cruciais para as mulheres do campo, das águas e das florestas. Nós Margaridas reafirmamos que seguiremos em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, finaliza a secretária.


3ª MOSTRA DAS MARGARIDAS: DA NATUREZA À MESA

Com o slogan “Da natureza à mesa”, a 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas ocorrerá nos dias 16 a 18 de agosto de 2024, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). Com entrada gratuita, o evento reunirá cerca de 200 expositoras de todo o país com comida de verdade, produtos saudáveis e agroecológicos, típicos da agricultura familiar, artesanatos e muita cultura.

A Mostra é uma celebração da força, resiliência e protagonismo das mulheres rurais. Uma oportunidade única para apoiar produção sustentável e conhecer de perto as histórias inspiradoras dessas mulheres incríveis do campo, da floresta e das águas.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico