Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
X FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO (FOSPA)
X FOSPA mostra a existência e a resistência dos povos do campo, da floresta e das águas
WhatsApp

01 de Agosto de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
amazônia
amazônia legal
carta de belém
contag
fospa
meio ambiente
pan-amazônia

Nos dias 28 a 31 de julho de 2022 foi realizado o X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA), em Belém/PA, reunindo milhares de pessoas do Brasil e de outros países que abrangem a Floresta Amazônica. Entre os objetivos estavam a articulação dos povos e movimentos sociais em torno de questões econômicas, sociais e ambientais relacionadas à Região Amazônica, como também, combater o racismo e o autoritarismo, defender os territórios e o autogoverno dos povos nas selvas, rios, campos e cidades e deter a destruição ambiental da Amazônia.  

A CONTAG, as Federações e Sindicatos da Amazônia Legal estiveram representadas por uma grande delegação, que participou ativamente das atividades oficiais e autogestionadas do evento. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva, pela secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e por vários assessores e assessoras. 


Já no primeiro dia (28), a delegação contaguiana participou da grande marcha de abertura do X FOSPA pelas ruas de Belém.  No dia seguinte (29), foi realizado o Grito da Amazônia, organizado pela CONTAG e Federações da Amazônia Legal, que tomou as ruas da capital paraense, com o objetivo cobrar do poder público políticas públicas que possam fortalecer e potencializar a agricultura familiar.


O ato também reuniu trabalhadores e trabalhadoras de organizações parceiras, como a Central Única dos Trabalhadores/as (CUT/PA), o Movimento Sem Terra (MST), o Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), o Movimento Popular pela Soberania na Mineração (MAM), o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). “O Grito da Amazônia teve três momentos de concentração e de protestos - Embrapa, Incra e Eletronorte, órgãos que estão sendo atacados e ameaçados pelo atual governo e que são fundamentais para os povos do campo, da floresta e das águas”, explicou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto).


No terceiro dia, foram realizadas várias atividades autogestionadas. A CONTAG realizou e participou de algumas: Roda de Conversa - Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência; Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia; debate sobre “Biocombustíveis na Amazônia”; atividade “Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias - A Pan-amazônia não tem Plano B”; Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas e com o objetivo de empoderar mulheres cis e trans; e o lançamento da Marcha das Margaridas 2023.


Já no domingo (31), último dia do X FOSPA, foi realizada a Mesa "Sucessão Rural na perspectiva da Juventude", o lançamento do 4° Festival Nacional da Juventude Rural e o ato de encerramento do Fórum com a leitura e aprovação da Carta de Belém.


“O evento foi muito produtivo, com a participação de vários países, e percebemos que os problemas amazônicos estão presentes em todas as nações da região e não apenas no Brasil. Durante o X FOSPA, os povos mostraram a sua existência e resistência nos seus territórios, o quanto sofrem diariamente com a violência, o quanto estão dispostos a reafirmar, mostrar e defender o território, somando forças, pedindo ajuda, gritando e colocando sempre a floresta em primeiro lugar, bem como os saberes, a sua vivência e a sua cultura. Também destaco a grande participação da juventude e das mulheres”, avaliou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti. 

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, também ressaltou que o X FOSPA foi um espaço muito importante de articulação e proposições para a Pan-Amazônia. “A CONTAG e as Federações tiveram uma oportuna participação e se destacaram com sua capacidade organizativa e de mobilização. A realização das atividades autogestionadas, como o lançamento da Marcha das Margaridas e as rodas de conversa tiveram um impacto positivo. Saí do FOSPA com a certeza de que o nosso olhar tem que caminhar cada dia mais com territorialidade e que a Amazônia precisa de políticas públicas específicas”, destacou a dirigente.


Além de todos os debates realizados sobre as questões da Pan-Amazônia, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também destacou que o X FOSPA foi um espaço caracterizado pela diversidade e que a CONTAG, as Federações e Sindicatos conseguiram dar visibilidade à agricultura familiar neste importante evento. “Desde o início da pandemia, este foi o primeiro grande encontro com toda essa diversidade de sujeitos reunida. A CONTAG se fez presente com representação de algumas Secretarias, participando ativamente em várias mesas, rodas de conversa, debates e atos. Destaco a realização da Roda de Conversa – Mulheres e Biodiversidade: existências e resistências, bem como a abertura do FOSPA com uma caminhada que demonstrou a força, a resistência e os anseios da sociedade e da classe trabalhadora. Outro momento importante foi o Grito da Amazônia, com a participação de vários movimentos sociais, em defesa da democracia e anunciando o desejo de reconstrução do país. Também destaco o lançamento da Marcha das Margaridas e do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, pontuou Mazé.

A avaliação de Guto também foi positiva, que também apresentou quais passos deverão ser tomados no pós-FOSPA. “A CONTAG cumpriu o seu papel de mobilização, de mostrar a sua estratégia e sua narrativa sobre a Amazônia. No pós-FOSPA, precisamos dar os próximos passos, que é aprofundar os debates e fazer reflexão nos países para fortalecer e disputar narrativas sobre a concepção que nós, da CONTAG e das organizações do campo, das águas e das florestas, defendemos para o desenvolvimento da Amazônia”, disse o dirigente da Confederação.

“O X FOSPA significou o debate da situação enfrentada pelos povos e sujeitos da Amazônia, seja na área agrícola, agrária ou ambiental através das mesas, das rodas de conversa, dos tribunais, mas também proporcionou o encontro de saberes e de vivências das pessoas, sejam jovens, idosos(as) e mulheres a partir de seus territórios. Também contou com muitos momentos de denúncia e afirmação, a exemplo do Grito da Amazônia, do lançamento da Marcha das Margaridas e do Tribunal da Natureza. O FOSPA cumpriu o seu objetivo maior que é mostrar para a sociedade brasileira e internacional o projeto de morte que a Amazônia vive”, avaliou a presidenta da FETAGRI-PA, Angela Conceição Lopes de Jesus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico