Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Seminário nacional debate as perspectivas das políticas sociais para o desenvolvimento rural
WhatsApp

11 de Novembro de 2022


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo
políticas sociais
previdência
proteção infanto-juvenil
saúde

Com o objetivo de avaliar as perspectivas das políticas sociais para o desenvolvimento rural e definir diretrizes e estratégias para a inserção dessas políticas nas ações do movimento sindical, em especial na educação do campo, saúde, proteção infanto-juvenil e previdência para a agricultura familiar, foi realizado Seminário Nacional nos dias 9 a 11 de novembro de 2022, em Brasília/DF, com a participação do Coletivo Nacional de Políticas Sociais da CONTAG e com o apoio do Senar.


A programação contou com abertura política, análise de contexto sobre “o Brasil que saiu das urnas”, assinatura do novo Acordo de Cooperação Técnica INSS-CONTAG referente ao INSS Digital, debates sobre Previdência Rural e Educação do Campo, informes sobre a pauta das crianças e adolescentes, visita pedagógica ao horto de plantas medicinais da Unidade Básica de Saúde (UBS), trabalhos em grupos e balanço das atividades realizadas ao longo do ano e planejamento de ações no âmbito das políticas sociais para 2023.


“A matriz pedagógica atingiu os objetivos. Foi muito estratégico e acertado promover o último encontro do Coletivo Nacional de Políticas Sociais neste período. Na próxima semana a Diretoria da CONTAG volta a se reunir para aprofundar o atual contexto do País, embora não seja um cenário tranquilo, pois temos muitos desafios, percebemos que ao elegermos um governo democrático e popular, minimamente, a gente consegue ter a esperança e a expectativa de que a gente vai conseguir discutir as nossas propostas”, avalia a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.


A dirigente reforça que envolver os secretários e secretárias de Políticas Sociais das Federações nesse debate e no planejamento das ações e atividades, há um comprometimento maior.

“Ao longo desses dias conseguimos fazer uma boa análise e compreender um pouco sobre como o nosso país diante do atual cenário. No tocante às políticas sociais, principalmente no campo, tivemos grandes retrocessos em todos os sentidos com esse atual governo”, avalia Edjane.

PREVIDÊNCIA RURAL

O Coletivo Nacional de Políticas Sociais avaliou é preciso fazer uma força-tarefa para resolver questões referentes ao que está previsto na Lei 13.846, que diz que, a partir de janeiro de 2023, o INSS já passa a utilizar o banco de dados do CNIS Rural para reconhecer direitos previdenciários. “Como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) começou a funcionar agora, e será o principal banco de dados, na nossa opinião, é impossível essa regra começar a vigorar a partir de janeiro de 2023. Precisamos lutar pela prorrogação desse prazo ou ajustar a base de dados do CNIS”, informou a dirigente.

Durante o Seminário também houve a apresentação do novo Acordo de Cooperação Técnica entre INSS-CONTAG sobre o INSS Digital, assinado dias antes do evento.

EDUCAÇÃO DO CAMPO

A pauta de Educação foi muito debatida tendo em vista o novo contexto do País e tendo a educação como um dos grandes pilares. “Foi consenso no Coletivo de que é preciso potencializar os fóruns e os grupos que tratam dessa política. A educação do campo e o Pronera completam 25 anos em 2023 e é preciso retomar o programa, reestruturar os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, investir nas universidades e institutos federais e nós temos várias propostas nesse sentido. Uma delas é o curso de Agroecologia, que já conta com 111 pessoas inscritas no Brasil todo, iniciando em janeiro de 2023, em parceria com o Instituto Federal - campus Planaltina, envolvendo na CONTAG as Secretarias de Políticas Sociais e de Meio Ambiente”, apresentou Edjane. 

A dirigente também destacou outra proposta: “Garantir uma estrutura, como uma Secretaria no MEC, específica para trabalhar a educação do campo, como existiu anteriormente, mas foi extinta pelo atual governo. Também precisamos rever os objetivos da Campanha Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso. Precisamos potencializar a terceira etapa que é que trata do monitoramento para ajudar na luta contra o fechamento das escolas.”

SAÚDE

Na Saúde, Edjane ressaltou o avanço nos últimos anos do trabalho desenvolvido pelo movimento sindical nas práticas integrativas e complementares em saúde. “A partir da parceria que a CONTAG tem com a Fiocruz, já estamos em processo de conclusão da proposta de um projeto que vai viabilizar o curso de formação de aperfeiçoamento e aprimoramento das plantas medicinais. A primeira visita pedagógica realizada com o Coletivo Nacional de Políticas Sociais foi para conhecer uma experiência nesse sentido.”


A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lago Norte, em Brasília, realiza um importante trabalho com plantas medicinais. O espaço conta com um horto com várias espécies e de trabalho com a comunidade na promoção da saúde. A equipe da UBS apresentou o projeto, fez um trabalho prático com todo o grupo e explicou técnicas e formas de uso de cada planta medicinal cultivada no horto.

Também foi apresentada a experiência da Farmácia Viva da UBS de Planaltina, com a manipulação das plantas medicinais e produção dos fitoterápicos, que são distribuídos nas UBSs da região.


PROTEÇÃO INFANTO-JUVENIL

Na temática da proteção infanto-juvenil, foi informado que está previsto que, a partir de janeiro de 2023, a CONTAG irá lançar um Estatuto da Criança e do Adolescente em formato de gibi. “Essa proposta veio de uma jornada formativa realizada com adolescentes, e também veio a partir da Cartilha Crianças e Adolescentes sujeitos de direitos. Estamos discutindo, ainda, a possibilidade de promover jornadas formativas regionais. Na nossa opinião, temos que, de fato, trazer as crianças e os adolescentes para a roda de debate, para que eles/as digam quais são os anseios, os sentimentos, as demandas que enfrentam para viver no campo com qualidade de vida. Essa é uma parceria muito importante que temos com a Secretaria de Jovens e com a Secretaria de Formação para fazer essa discussão porque entendemos que não tem como trabalhar a sucessão rural sem ter o olhar das crianças e adolescentes”, explica Edjane.

A mística de encerramento do Seminário foi com o plantio de sementes doadas pela companheira Josefa Ataídes, agricultora familiar e produtora de plantas medicinais, e também de mudas recebidas durante a visita pedagógica ao horto da UBS do Lago Norte/DF. “Nossa ideia é, futuramente, ter um horto de plantas medicinais na CONTAG”, destaca Edjane Rodrigues.


Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico