Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
#VACINAJÁ
Representantes da Fiocruz e do CNS afirmam, em roda de conversa, que vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes
WhatsApp

29 de Janeiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
coronavírus
covid-19
pandemia
Vacina
vacinação
#vacinajá

Com o tema “A Covid-19 e a situação das vacinas no Brasil”, a CONTAG realizou uma grande roda da conversa virtual, na manhã desta sexta-feira (29), com a participação de representantes das Federações e Sindicatos filiados, de entidades parceiras, da Diretoria e funcionários(as) da Confederação, entre outras pessoas que acompanharam pelo Facebook e Portal da CONTAG. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da vacinação e de continuar seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da pandemia.

A abertura da atividade contou com uma breve saudação da Diretoria da CONTAG, em especial do presidente Aristides Santos, da secretária de Mulheres, Mazé Morais, da secretária de Jovens, Mônica Bufon, e da secretária de Terceira Idade, Jose Rita (Zefinha). Todos e todas reforçaram a importância de sempre realizar debates como esse para levar informações úteis, combater a desinformação e esclarecer dúvidas sobre a vacinação e enfrentamento à Covid-19 e à postura negacionista do governo federal.

A roda de conversa contou com as exposições de Lúcia Souto, médica sanitarista e representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e de Jorge Machado, professor e médico sanitarista da Fiocruz DF. Os dois fizeram a seguinte afirmação sobre a vacina de combate à Covid-19: “a vacina é segura e eficaz”.

Lúcia disse ainda: “Eliminamos várias doenças através das vacinas. Então, vacinas são fundamentais para salvar vidas. A vacina é um bem da humanidade e precisa ser um bem público. Temos o SUS e as vacinas precisam ser públicas.”

Jorge também reforçou a importância da aprovação da vacina e da vacinação no combate à pandemia. “Ganhamos a batalha da vacina, agora é preciso avançar na vacinação. Ela é eficaz sim, 50% das pessoas vacinadas podem desenvolver ou não a doença de forma leve, e em 100% dos casos não tem chance de ser grave. Então, vamos reduzir todas as mortes de idosos, por exemplo. Com a vacinação vamos evitar mortes!”, reforçou.

A representante do CNS destacou, ainda, que a postura do governo federal tem prejudicado bastante as medidas de enfrentamento à pandemia e que o Brasil teria condições de ser referência mundial. “Esse governo declarou guerra à saúde e à ciência. Isso tem a ver com o projeto político, ou seja, o governo não tem interesse de defender a vida. O que conseguimos avançar foi fruto da luta conjunta das organizações e movimentos que integram a Frente pela Vida. O país está em último lugar quanto à adoção de medidas de enfrentamento à pandemia. Temos o Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos sistemas públicos de saúde mais efetivos do mundo, mas está sendo desmontado. Se não fosse o ‘atrapalhamento’ desse governo, estaríamos em outro patamar. O SUS tem condições de produzir vacinas e de vacinar a população”, garantiu a médica sanitarista.

O outro expositor concordou que o SUS tem condições e experiência para avançar na vacinação em todo o País. “O Programa Nacional de Imunização (PNI) é patrimônio do SUS, e é tocado pela Enfermagem nacional. Não temos problema de rede de frio no Brasil. Temos estrutura em todo o País para receber e armazenar as vacinas”, afirmou.

Mas, segundo os dois médicos, não basta vacinar. É preciso continuar a seguir as recomendações da OMS, como o uso de máscaras, de álcool em gel, cuidar da higiene pessoal, evitar aglomeração, entre outros cuidados. Também reforçaram a importância de cuidar da saúde mental e de garantir a soberania e segurança alimentar de toda a população para enfrentar esse cenário. “O auxílio emergencial é essencial para a agenda mínima de enfrentamento à pandemia. Segurança alimentar interfere decisivamente na saúde da população e na construção de uma sociedade mais saudável”, defendeu Lúcia Souto.

Ao encerrar a roda de conversa, que contou com boa interação dos(as) participantes pela plataforma Zoom e pelo Facebook, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que foi a moderadora da atividade, reforçou que a Confederação seguirá na luta pela vacinação para todos e todas. “#FicaEmCasa #FicaNaRoça, tomando os cuidados para continuar prevenindo a contaminação e a disseminação da doença. Precisamos reforçar a luta pelo SUS. Estamos em casa, mas estamos na luta!”, destacou a dirigente da CONTAG.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico