Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Plenária reafirma e reconhece a luta das pessoas idosas no MSTTR e no exemplo para as novas gerações
WhatsApp

10 de Dezembro de 2020


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
Contag
Pessoas Idosas
terceira idade
Terceira Idade

O protagonismo das mulheres e dos homens da terceira idade e idosos(as) rurais na luta pela construção do MSTTR, pela garantia de direitos e pelo desenvolvimento rural sustentável e solidário ficou evidente na 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2020 em formato virtual.

Foram dois dias de debates, propostas, mensagens e apresentações culturais que resultaram na construção da Carta Política “Tecendo a luta, a memória e a história em defesa da vida, dos direitos, da democracia, do meio ambiente e do envelhecimento ativo, saudável, autônomo e feliz”. O documento foi entregue pela secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha) ao presidente da CONTAG, Aristides Santos, e aos demais diretores e diretoras que estavam presentes na Plenária.

A Carta aponta alguns desafios que estão surgindo diante da política ultraneoliberal que reduz e restringe direitos, o papel do Estado em prover serviços e políticas públicas adequadas e de qualidade. “Há também o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, da transição demográfica, do aumento da longevidade, do aumento da incidência de doenças degenerativas, da composição e comportamento das famílias e, principalmente, da discussão sobre a sucessão rural e destino da agricultura familiar”, aponta a Carta.

Ao receber a Carta Política, o presidente da CONTAG valorizou o protagonismo das pessoas da terceira idade na luta e nas conquistas do MSTTR. Aristides também lembrou de guerreiros e guerreiras nessa trajetória e que já estão em outro plano, a exemplo de Margarida Alves e Manoel Santos. “Se estamos hoje chegando aos 57 anos da CONTAG, com o movimento sindical consolidado, com as conquistas, com os direitos garantidos, devemos ao trabalho, à luta das pessoas da terceira idade. A terceira idade é vida dentro do nosso movimento sindical”.

Clique AQUI para baixar a Carta Política na íntegra.

DEBATES

Os debates desse segundo dia da Plenária também contribuíram para a politização do evento e para a construção da Carta Política.

O 1º Ciclo de Debates foi sobre a Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR e contou com a participação do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, e do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.

Juraci destacou a importância de trabalhar para o fortalecimento do Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) e de sua sustentabilidade político-financeira. “Queremos as nossas entidades fortalecidas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E quando falamos em sustentabilidade, tratamos da contribuição financeira, mas, também, da questão política e social. Queremos prestar bons serviços, atender às demandas e ter bom diálogo com a nossa base, que sintam-se representados e privilegiados de fazer parte do nosso movimento”.

Alberto ressaltou a importância da terceira idade no campo brasileiro ao longo dos 57 anos da CONTAG, que será celebrado no próximo dia 20 de dezembro. “São 57 anos de lutas e conquistas e também de muitas lágrimas. Após quatro meses de sua criação tivemos o golpe militar. Foi um período de muitas dificuldades e de luta e a terceira idade ajudou a construir essa história”.

Na sequência, foi realizado o 2º Ciclo de Debates, cujo tema foi Direitos das Pessoas Idosas e violações, e Perspectiva Legislativa. Esse momento foi coordenado por Alberto Broch e contou com a participação do promotor do Idoso do estado do Maranhão, José Augusto Cutrim, e dos deputados federais Heitor Schuch (PSB-RS), Carlos Veras (PT-PE), Vilson da Fetaemg (PSB-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O promotor trouxe alguns números e destacou os principais tipos de violência que passam as pessoas idosas. Cutrim informou, segundo dados da Pnad, que 70% das denúncias de violências contra idosos mostram que a agressão foi sofrida no ambiente familiar e são denúncias de violência física, psicológica e abuso sexual, por exemplo. Também deixou mensagens motivadoras: “Todos querem viver muito, mas ninguém quer envelhecer. O mais importante é envelhecer bem!”

Heitor Schuch valorizou a conquista da Constituição Federal de 88, que trouxe muitas conquistas para a classe trabalhadora, em especial a aposentadoria para o homem e a mulher do campo, bem como a luta para barrar a reforma da Previdência e os impactos para os rurais.

Carlos Veras destacou que tem acompanhado e lutado no Congresso contra as ações do governo federal na tentativa de retirar direitos e desmontar políticas públicas importantes, a exemplo do próprio Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e o veto ao auxílio emergencial para a agricultura familiar.

Vilson da Fetaemg também relembrou a luta pela conquista dos direitos previdenciários e reforçou a importância da CF de 88, conhecida como a Constituição Cidadã. O parlamentar colocou o seu mandato à disposição para fortalecer a luta para garantia e manutenção de direitos para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.

Já Daniel Almeida destacou o cenário de desmonte no País das políticas públicas voltadas à vida das pessoas e ressaltou que é preciso enfrentar essa situação que atinge, principalmente, as pessoas da terceira idade e a classe trabalhadora. O deputado reconheceu, ainda, o importante papel da CONTAG nesse enfrentamento ao desmonte.

AVALIAÇÃO

Além de todos os debates, a Plenária foi rica de troca de experiências, depoimentos, cultura e animação. Durante os dois dias foram apresentados vídeos, músicas caipiras com a dupla Ânderes e Fernandes, e a interação de pessoas de todos os estados brasileiros, enviando mensagens e comentários para enriquecer ainda mais o evento.

Zefinha finalizou a Plenária agradecendo a todos e todas que contribuíram na realização da Plenária e a todos e todas que acompanharam os dois dias. A secretária da Terceira Idade também reafirmou a importância e o protagonismo das pessoas idosas. “A terceira idade é o símbolo da esperança de viver. E vamos continuar na luta Semeando Direitos e Cultivando Esperança! Viva a Terceira Idade!”.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico