O Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado em 1º de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essas pessoas.
Portanto, nessa data, a CONTAG reforça a sua luta e compromisso pela valorização e garantia de direitos dos idosos e idosas do campo, da floresta e das águas. Apesar de inúmeras conquistas ao longo do tempo, são muitos os desafios encontrados pelas pessoas idosas, como, por exemplo, a dificuldade de acesso a políticas públicas como saúde, previdência, esporte e lazer, a violência, discriminação, descumprimento do Estatuto do Idoso e o endividamento extremo gerado a partir de golpes e práticas abusivas.
É importante refletir que a população brasileira está em trajetória acelerada de envelhecimento. Segundo pesquisa divulgada em abril de 2020 pelo IBGE, até 2034, a presença de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 15% da população. Em 2046, passará a 20% e, em 2060, chegará a 25,5%. Essa trajetória aponta para o envelhecimento da população brasileira no campo e na cidade.
No âmbito do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), considerando as condições de vida e de trabalho no campo, o segmento é integrado por homens e mulheres trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares que têm 55 anos de idade ou mais. Entre as entidades do Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) é cada vez mais significativa a presença de trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade que, por suas experiências de vida, têm importantes contribuições nas trajetórias de lutas e conquistas do movimento sindical.
A CONTAG, junto de suas Federações e Sindicatos, também aproveita a data para valorizar e reconhecer a importante contribuição dos homens idosos e das mulheres idosas ao longo de sua trajetória nas lutas do movimento sindical, com a produção de alimentos e com o desenvolvimento rural. Neste dia 1º de outubro, reafirmamos o nosso compromisso de continuar representando todos e todas, lutando pela garantia de mais direitos e que sejam colocados em prática. O nosso desejo é que tenham uma vida longa, digna e feliz, reforça o secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira.
O dirigente da CONTAG destaca, ainda, que a Terceira Idade é a idade da sabedoria e da experiência! As pessoas idosas merecem respeito, atenção, carinho e dignidade, completou. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi