A Escola Família Agrícola Puris de Araponga/MG sediou, nos dias 17 e 18 de novembro, a Oficina Diálogos Prospectivos e Plano de Ação: Araponga/MG, do Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário, realizada a partir da parceria entre a CONTAG, FETAEMG, Fiocruz, Funasa e CTA. Esta oficina representou um dos primeiros contatos com a comunidade territorial.
Destacou-se a participação e envolvimento das lideranças locais do Sindicato de Araponga, da COOAFA, da EFA São Joaquim, assim como de agricultoras familiares e das organizações parceiras.
Os objetivos da oficina foram ativar rede sociotécnica para o desenvolvimento territorial de Arapongas/MG e região do Parque da Serra do Brigadeiro, caminhando para a internalização da Agenda 2030; desenhar cenários para orientar a produção o plano de ações local; elaborar cartografia social com riscos do território; estruturar ações de organização da vigilância popular territorial; e organizar comitê local do projeto quintais produtivos - promoção à saúde.
O município de Araponga é uma das referências estaduais reconhecido como um dos berços da agroecologia e, nesse sentido, a CONTAG avaliou que foi importante realizar essa oficina em um local com experiências ricas, que não ficaram apenas nos diálogos, mas também em visitas pedagógicas.
Na região existem várias iniciativas de produção agroecológica, e a EFA foi concebida como espaço de construção e apropriação de conhecimento voltado à produção sustentável e de respeito ao meio ambiente.
Foi uma oficina muito positiva e os encaminhamentos contemplaram as nossas expectativas. Foi o primeiro evento em formato presencial no âmbito desse projeto. Esperamos continuar com essas oficinas em outros territórios, colhendo bons frutos, principalmente quanto às experiências agroecológicas, sustentáveis e solidárias, avaliou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, que participou da oficina.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia da oficina iniciou com uma mística que representou a simbologia do uso sustentável dos bens naturais (terra, semente e água), como representação das intencionalidades do Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário.
Também foi realizada visita em unidade familiar de produção agroecológica da companheira Rosânia, técnica agrícola e diretora da EFA Puris - Araponga/MG.
A programação também contou com momentos de análise prospectiva, construção dos objetivos estratégicos, da Cartografia Social, do Plano de Ação participativo, debate sobre a gestão e governança do plano e avaliação coletiva da oficina.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria de Política Agrícola da CONTAG.