Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS
Em resposta à pauta da Marcha, governo federal lança o programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais
WhatsApp

20 de Setembro de 2023


Roberta Aline/MDS
TEMAS RELACIONADOS:
agroecologia
marcha das margaridas
quintais produtivos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançaram, nesta quarta-feira (20), o Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais. A iniciativa, que prevê 90 mil quintais produtivos estruturados no país até 2026, foi criada pelo presidente Lula em resposta às reivindicações da Marcha das Margaridas.


O ato de lançamento aconteceu no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, e contou com a presença dos ministros do MDS, Wellington Dias, e do MDA, Paulo Teixeira, da ministra substituta do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, da secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, bem como de outras autoridades e convidadas(os).


Os quintais produtivos costumam ser criados e manejados pelas mulheres para a produção de alimentos, além da criação de pequenos animais e da conservação da biodiversidade. O programa quer promover a autonomia econômica das mulheres do campo, da floresta e das águas e ampliar o acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de alimentos e a tecnologias sociais de acesso à água potável, como as cisternas.

A cerimônia contou com a assinatura de instrumentos de parceria para apoiar a estruturação de quintais produtivos e a divulgação de edital de seleção para apoio aos projetos:

- Acordo de Cooperação Técnica entre MDS, MDA e BNDES: prevê o apoio à estruturação de 92 mil quintais até 2026. As beneficiárias receberão fomento produtivo para aquisição de insumos e equipamentos, e assistência técnica para comercialização da produção;

- Acordo de Cooperação Técnica entre MDA, Ministério das Mulheres e Banco do Nordeste: visa expandir e qualificar o atendimento às agricultoras e aos agricultores familiares para o acesso ao crédito, integrando assistência técnica e apoio à organização produtiva e econômica de mulheres rurais; 

- Chamamento Público nº 01/2023: visa a seleção de projetos de apoio à estruturação de quintais e da organização produtiva das mulheres rurais. Serão disponibilizados R$ 20 milhões para apoio a projetos, que vão beneficiar 2 mil mulheres.


Mazé Morais destacou a importância do lançamento do programa, que vem responder parte da proposta das Margaridas de criação do programa “1 MILHÃO DE QUINTAIS PRODUTIVOS DAS MULHERES”, para promoção da produção diversificada e saudável de alimentos, articulado às Chamadas Públicas de Ater, que devem contemplar nas ações a serem implementadas, e nos produtos a serem entregues, a qualificação e a melhoria dos quintais produtivos. “Os quintais são espaços produtivos de onde retiramos quase toda a alimentação da família. Os Quintais Produtivos são agroecológicos, onde se utilizam os saberes populares e tradicionais para cuidar da natureza e da vida, conservando a biodiversidade. É uma política fundamental para garantir a autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda para as mulheres do campo, da floresta e das águas e na superação da fome no Brasil”, destacou.

Mazé completou: “A continuidade desse diálogo permitirá que a gente chegue a um desenho do programa que fique mais próximo da nossa realidade, fundamentado na agroecologia, que a gente obtenha mais financiamentos e atinja mais mulheres”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS. Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico