Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ALERTA
Novo coronavírus chega ao meio rural brasileiro
WhatsApp

08 de Maio de 2020


Bruno Kelly / REUTERS
TEMAS RELACIONADOS:
alerta
coronavírus
covid-19

Já se passaram mais de dois meses da chegada do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a doença foi mostrando a sua cara e a sua alta capacidade de expansão. Por ter sido trazida de outros países, uma das suas principais características foi atingir primeiro a classe média/alta e forte presença nos grandes centros urbanos, principalmente aqueles com maior densidade demográfica.

Com o passar do tempo foi se confirmando aquilo que a ciência e a Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre recomendaram: não há medicamentos, não há vacinas e as melhores formas de enfrentamento da doença é o isolamento social e aumentar os cuidados com a higiene pessoal. Também foi se identificando o quanto o vírus tem capacidade de se propagar, saindo da classe média/alta e se multiplicando para as todas as classes sociais e, mais recentemente, começa a se expandir para os municípios do interior do Brasil, inclusive para o meio rural. O quadro a seguir demonstra, desde o primeiro caso, a velocidade e a capacidade de abrangência da doença.





De acordo com a leitura da tabela, destacam-se:

1. A Região Sudeste apresenta maior número de casos infectados com 47,58%. Na região predomina os estados de São Paulo com 66,00% e Rio de Janeiro com 23%. Observa-se que 37% dos casos da região já atingem municípios do interior do estado.

2. Em segundo lugar vem a Região Nordeste com 30%, com predominância para os estados do Ceará com 32%, Pernambuco com 24%, Maranhão com 14% e Bahia com 11%. Nesta região 25% dos casos já chegaram aos municípios do interior.

3. Em terceiro lugar vem a Região Norte com 15% dos casos infectados, com predominância para os estados da Amazônia com 46%, Pará com 28% e Amapá com 10%. Nesta região os casos infectados já atingem 44% dos municípios do interior.

4. Região Sul aparece com 5%. Esta região demonstra certo equilíbrio, Santa Catarina com 44%, Rio Grande do Sul com 32% e Paraná com 24%. Nesta região, os casos de infectados atingem 80% dos municípios do interior.

5. Por fim, a Região Centro-Oeste aparece com 3% dos casos infectados, assim distribuídos: Distrito Federal com 55%, Goiás com 27%, Mato Grosso com 10% e Mato Grosso do Sul com 8%. Nesta região, os casos de infectados atingem 20% dos municípios do interior.

6. Quanto aos números de óbitos, os estados mais afetados foram: São Paulo com 36%, Rio de Janeiro com 14%, Ceará com 10%, Pernambuco com 9%, Amazonas com 9%, Pará com 4,40%, Maranhão com 4,5% e Bahia com 1,8%.

7. Ressalta-se que os dados não refletem a realidade, visto que, os testes realizados no Brasil acontecem apenas nos casos de infectados e, na grande maioria, nos mais graves. Uma pesquisa, em andamento, realizada pela Universidade Federal de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul, revelou que, no Estado do Rio Grande do Sul, o número da população infectada pela Covid-19 é 12 vezes maior que o número de infectados apresentados oficialmente pelo Governo do Estado.

8. Os dados das últimas semanas apontam para o pico da Covid-19 no Brasil e preocupa quanto ao número de mortes:

● Entre os dias 17 de março a 10 de abril (24 dias), foram 1.014 mortes, média de 44 por dia;

● Entre os dias 10 a 17 de abril (7 dias), foram 1.085 mortes, média de 155 por dia;

● Entre os dias 17 a 23 de abril (6 dias), foram 1.172 mortes, média de 195 por dia;

● Entre os dias 23 a 28 de abril (5 dias), foram 1.703 mortes, média de 340 por dia;

● Entre os dias 29 de abril a 3 de maio (5 dias), foram 2.008 mortes, média de 401,6 por dia.

● Entre os dias 4 a 6 de maio (3 dias), foram 1.511 mortes, média de 503 por dia.

Fonte: Secretarias Estaduais de Saúde/Ministério da Saúde - dia 06 de maio às 20:00.

No caso específico de infectados no meio rural, pesquisando os sites de todas as Secretarias Estaduais de Saúde, não foi possível identificar o registro de pessoas infectadas no meio rural, não pelo fato de não existir, mas pela ausência do recorte dos infectados no campo nos instrumentos de sistematização e de comunicação dos órgãos oficiais dos governos.

Porém, em consulta às 27 Federações filiadas à CONTAG, a maioria relatou a presença de pessoas infectadas pela Covid-19 no meio rural brasileiro. A tabela acima indica que 37% dos municípios, localizados no interior do Brasil, já contam com a presença do novo coronavírus, primeiro passo para a inserção do vírus nas comunidades rurais.

Dentre os relatos das 27 Federações sobre a chegada do vírus ao meio rural, dois fatores têm contribuído fortemente para a contaminação nestes espaços: o primeiro trata do deslocamento de pessoas dos grandes centros urbanos, ora com medo de contrair a doença, ora por falta de alternativa econômica, que têm se deslocado para as áreas rurais e, levando com elas, o vírus para essas regiões; e o segundo pelo deslocamento dos agricultores e agricultoras familiares para os centros urbanos na busca de comercializarem seus produtos, nas feiras livres que ainda funcionam e nas centrais de abastecimentos e comercialização a partir do contato com os consumidores.

A partir desses dados, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, destaca a falta de informações sobre dados oficiais do número de infectados no meio rural, como também da falta de infraestrutura física (hospitais equipados, em especial com leitos de UTIs), aliado à falta de profissionais de saúde (em número suficiente e com qualificação), para o atendimento dos casos de Covid-19 no meio rural. “Diante desse cenário, nós da CONTAG, que representamos milhões de agricultores(as) familiares de diversos cantos deste País, conclamamos aos gestores estaduais e municipais empenho para duas questões que julgamos essenciais: primeiro que incorporem nos sites das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde dados sobre o número de infectados no meio rural; e, segundo, que assegurem as condições necessárias para garantir as ações de prevenção e, quando necessário, atendimento das pessoas infectadas pelo coronavírus no meio rural”, relata Edjane Rodrigues.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, complementa que outra preocupação da CONTAG diz respeito à subnotificação dos casos. “Essa possibilidade de o número real de infectados ser 12 vezes maior que o divulgado nos assusta muito. É preciso que o governo federal invista na realização da testagem em massa e que os municípios do interior e comunidades rurais também sejam beneficiados”, cobra Aristides Santos.

Essa questão das subnotificações dos casos também preocupa os quilombolas. Givânia Silva, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), disse já tem o registro de 17 óbitos de quilombolas por Covid-19 em 8 estados brasileiros, sendo a maioria dos casos na Região Norte, mas acredito que o número seja bem superior.

A dirigente do Conaq destacou, ainda, que a tendência é a situação se agravar pela falta de estrutura de saúde, de fornecimento de água e saneamento nos municípios do interior e nas comunidades rurais, bem como a falta de atuação do Estado nessas localidades e, principalmente, com os povos quilombolas. “A doença já está interiorizada, infelizmente. Teremos pela frente tempos duros. Além de enfrentarmos essa situação e a subnotificação, o Estado cria políticas ainda mais excludentes. O governo precisaria pensar em outras formas de solicitar o auxílio emergencial, por exemplo. Não temos internet e celular nas comunidades quilombolas. Então, as pessoas precisam se dirigir a uma agência bancária, acabam se contaminando e trazendo o vírus para a comunidade”, alerta Givânia Silva.

FONTE: Secretaria de Políticas Sociais e Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico