Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POSSE
Nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da Gestão 2021-2025 da CONTAG são empossados em solenidade realizada em plataforma virtual
WhatsApp

27 de Abril de 2021


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
Contag
nova Diretoria
nova gestão
posse

Com uma solenidade alegre, com mensagens fortes e homenagens, mesmo sendo realizada em plataforma virtual, sem a tradicional confraternização, foi empossada na tarde desta terça-feira (27) a Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes eleitos para a Gestão 2021-2025 da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). O ato também foi transmitido pelo Facebook e Portal da CONTAG.

A Solenidade contou com a presença dos Sindicatos e Federações filiadas, de parlamentares, representantes de organizações da sociedade civil, fóruns e outros espaços coletivos, personalidades políticas, entre outros convidados e convidadas.

A Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes eleitos foram empossados pelo secretário executivo da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, que fez a leitura do Ato de Posse e desejou vida longa à CONTAG.



Confira toda a Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes no vídeo abaixo

A secretária de Mulheres da CONTAG reeleita, Mazé Morais, abriu as falas na solenidade e disse, com emoção, que palavras não podem descrever esse momento. “Os povos do campo, da floresta e das águas nos deram a responsabilidade de representá-los, nos deram esse voto de confiança”.

A dirigente fez uma agradecimento às companheiras e aos companheiros da Gestão que encerram o mandato e acolheu à nova Diretoria, que toma posse neste momento. “Sinto-me honrada em ocupar novamente o espaço da Secretaria de Mulheres. Sofremos, ao longo dos últimos anos, o desmonte das políticas públicas pelo atual governo, discurso de ódio, nossas vidas estão ameaçadas diante de um governo genocida, aumento da fome e da desigualdade, situação agravada pela pandemia de Covid-19. Porém, a nossa gestão foi coroada com a enorme Marcha das Margaridas 2019, igualmente com um Congresso grandioso, o que mostra o quanto somos grandes e fortes. Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, destacou Mazé Morais.

O presidente reeleito, Aristides Santos, iniciou o seu discurso fazendo uma homenagem especial à família, bem como aos Sindicatos, Federações, Coordenações Regionais, aos (às) representantes das organizações aliadas nacionais e internacionais, parlamentares, gestores(as), governadores(as), presidentes de partidos, presidentes da CONTAG de gestões anteriores, e aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “Enfrentamos muitos desafios, tivemos que nos reinventar para chegar a esse momento. Chegamos com a composição de uma chapa unitária, mesmo com reuniões por plataforma virtual. Também conseguimos construir um Documento Base unitário para o nosso 13º Congresso”, relembrou.

O presidente reforçou que esse momento exige que todos(as) sintam-se parte para fortalecer o movimento sindical e a agricultura familiar. “Precisamos ser parte desse processo e desse cenário que nos desafia, principalmente na luta pela sustentabilidade política financeira do MSTTR. Do ponto de vista estratégico, manteremos as nossas alianças com o conjunto das organizações da classe trabalhadora. E a nossa prioridade será a defesa da vida, a produção de alimentos saudáveis, a defesa da democracia e da soberania nacional”, finalizou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também deixou a sua mensagem na solenidade de posse. “A CONTAG é uma referência na luta democrática e popular do nosso País, especialmente na trincheira da luta em defesa de uma agricultura familiar forte e sustentável.” A governadora aproveitou para destacar algumas medidas que vem trabalhando no estado do Rio Grande do Norte voltadas para a agricultura familiar.

Sônia Coelho, representando a Marcha Mundial das Mulheres, reforçou a importância da parceria entre a CONTAG e as organizações parceiras. “Esperamos continuar construindo essa aliança entre as mulheres feministas do campo e da cidade para transformação da vida das mulheres, com igualdade, com autonomia e com liberdade.”

A solenidade também contou com saudações e mensagens dos presidentes da CUT e da CTB, de deputados(as) orgânicos do MSTTR, dos(as) coordenadores Regionais da CONTAG, de representantes da OAB, CNBB, do Campo Unitário, entre outros convidados e convidadas.

CARTA DO LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou Carta, que foi lida na solenidade, direcionada à Diretoria recém-empossada. “Infelizmente, por conta da pandemia, não podemos estar juntos fisicamente, mas nenhuma prisão ou vírus podem nos separar no nosso compromisso de solidariedade e caminhada juntos por um país mais justo e solidário. (...) Os companheiros da CONTAG, que trabalham a nossa terra, que produzem alimentos, que dão dignidade ao nosso país, voltarão a ser tratados com o respeito que merecem por um governo de verdade, não por esse desgoverno, esse acidente de percurso que hoje está em Brasília”.

Clique AQUI para ler a carta de Lula na íntegra.

A programação contou com mística realizada pela Cia Burlesca, com homenagens, entre outros momentos de integração, mesmo que nas salas da plataforma virtual e pela mensagens nas redes sociais.

A animação da posse ficou por conta da apresentação musical de Felippe Rodrigues e Aline Moura, que também participaram do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, realizado de 6 a 8 de agosto de 2021, quando foi eleita a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes para o mandato de quatro anos.

SOBRE A NOVA DIRETORIA, CONSELHO FISCAL E SUPLENTES – GESTÃO 2021-2025

Para enfrentar os desafios desse momento do País e do mundo, foi importante a CONTAG formar uma chapa de unidade, eleita com 98,6% dos votos válidos, que foi construída e referendada por todas as Federações e contempla, na sua composição, a paridade de gênero, todas as grandes regiões brasileiras, renovação de 57% em relação à gestão que se encerra, 33% de jovens e 39% de pessoas da terceira idade e idosas. De forma inédita, uma mulher assumirá a Secretaria de Política Agrícola da entidade.

Esse mesmo processo também se materializou na construção de um Documento Base unitário com a participação de cada delegado e delegada em 52 plenárias nos estados e mais 05 plenárias regionais. Tudo isso fortalece as lutas do e o compromisso de continuarmos firmes lutando por melhores condições de vida para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e toda a classe trabalhadora. Estaremos sempre do lado da vida, da democracia, dos direitos, da justiça social, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e solidário.

Conheça a Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes – Gestão 2021-2025
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico