Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOVO CORONAVÍRUS
Nota de pesar por mais de 100 mil brasileiros e brasileiras mortos pela Covid-19
WhatsApp

09 de Agosto de 2020


Nelson Almeida/AFP
TEMAS RELACIONADOS:
100 mil mortes
coronavírus
covid-19
novo coronavírus

Passados mais de cinco meses do primeiro caso da Covid-19 registrado no País em 26 de fevereiro, ontem, 08 de agosto de 2020, o Brasil superou os 100 mil óbitos. O total de óbitos registrados até o momento é de 100.543, com 3.013.369 casos de pessoas infectadas. Não se trata apenas de números. São mais de 100 mil vidas, histórias interrompidas e famílias em luto que deixam igualmente de luto e repúdio toda a nação brasileira, pois poderiam ser evitadas se o governo tivesse se guiado pelas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e implementado um plano nacional que desse a atenção exigida pela situação, garantindo o direito fundamental à vida.

Essa política negacionista é conduzida sem diálogo com os demais entes federativos na construção de uma estratégia articulada para o enfrentamento da pandemia. Estamos há mais de dois meses sem um ministro titular no Ministério da Saúde e cinco meses sem um Plano Nacional de Emergência.

A doença segue avançando e se interiorizando, pondo em risco toda a população, sobretudo as pessoas mais vulneráveis e desassistidas dos territórios indígenas, quilombolas, comunidades rurais e nos centros urbanos. O fato de o governo não seguir as recomendações da OMS e dos profissionais da saúde está custando vidas, empregos e prejudicando a economia, já em dificuldade antes da pandemia por conta das medidas ultraliberais de redução dos investimentos públicos e dos direitos.

A situação só não é pior porque temos um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, o SUS, violentamente atacado na sua concepção, serviços e financiamento após o golpe de 2016 pela Emenda do teto de gastos (EC 95/2016), que congela os recursos para saúde e educação por 20 anos, pela redução dos recursos destinados às mesmas áreas conforme previsto na Lei nº 12.351/2010 (a lei do pré-sal que criava o Fundo Social) e na Lei nº 12.858/2015, a qual obrigava o investimento de 50%, além do aumento da Desvinculação das Receitas da União (DRU) de 20% para 30%.

Estimativas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) indicam perdas de R$ 400 bilhões com a EC 95, enquanto o Conselho Nacional de Secretários e Secretárias de Saúde (CONASS) estima mais R$ 2 trilhões com o novo percentual da DRU para saúde nesses 20 anos. É o SUS o grande responsável por mais de 02 milhões de pessoas recuperadas com o esforço dos estados e municípios, enquanto o Ministério da Saúde aplicou apenas 29% dos recursos para combate à Covid-19 de março a julho, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

Diante desse contexto, a CONTAG vem a público cobrar o governo federal a nomeação de um ministro da Saúde que seja capaz para a adoção e implementação de um plano nacional articulado nos âmbitos federal, estaduais e municipais, bem como com a participação dos demais poderes e da sociedade de enfrentamento à pandemia, garantindo o direito à saúde e à vida, consagrado na Constituição Federal. Ao mesmo tempo, a Confederação presta a sua homenagem às pessoas vitimadas pela Covid-19, se solidariza com as mais de 100 mil famílias e amigos(as) em luto – entre elas de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares – e com a luta das(os) profissionais de saúde para preservar o direito fundamental à vida, mesmo estando em risco a sua. A vocês todo o nosso agradecimento em nome dos povos do campo, da floresta e das águas.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico