Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NORDESTE
No Nordeste, CONTAG e Fetarn participam de agenda com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
WhatsApp

07 de Março de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
contag
mda
nordeste

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da sua Coordenação na Regional Nordeste da CONTAG e da Diretoria da Federação do Rio Grande do Norte) Fetarn acompanharam a comitiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Consórcio Nordeste e Governo do Estado no Rio Grande do Norte, em visita na segunda (06), à comunidade Passagem Cumprida, em Bom Jesus, onde entregues: um poço tubular com o uso de energia solar, microtratores e microcrédito para mulheres e jovens da comunidade. 


Na oportunidade foi feita uma visita à área de plantações de hortaliças e de fruticultura que contribuem para a promoção da segurança alimentar e combate à fome, por meio da produção de alimentos saudáveis de base agroecológica.

Já na manhã nesta terça (07 de março de 2023), em Natal, a equipe participou da entrega da reforma do Mercado da Agricultura Familiar, onde aconteceu a assinatura de crédito para a criação do Programa Mais Mercados, com anúncio de investimento de R$ 5 milhões; o lançamento do edital de Feiras; a entrega de veículos; além da celebração de contratos com cooperativas da agricultura familiar para fornecimento de alimentos para a rede hospitalar. 

Nesta tarde a Coordenação Regional participou da reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio NE, com a presença do Ministro quando foi feita apresentação das propostas da Câmara Temática da Agricultura Familiar.


A CONTAG esteve representada pelo coordenador da Confederação na Regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa e o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo Silva e boa parte da Diretoria da Federação potiguar.

Além do ministro Paulo Teixeira e da governadora Fátima Bezerra, acompanham a agenda ministerial, representantes do Banco Mundial, os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, os deputados  estaduais Francisco do PT, Ubaldo Fernandes, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além de secretários(as) de estados do Nordeste. 

"A vinda do ministro ao RN reforça o compromisso do Governo Lula com a agricultura familiar e afirma que a CONTAG está fazendo o seu papel por melhoria da qualidade de vida dos povos do campo, da floresta e das águas”, frisa o coordenador da CONTAG no Nordeste, Manoel Cândido.

Vale ressaltar na busca pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados realizam ações importantes em 2023: o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, o Grito da Terra Brasil e a 7ª Marcha das Margaridas.

"Precisamos regularizar a malha fundiária do estado do Rio Grande do Norte para que a gente possa ter, com mais facilidade, o acesso dos nossos agricultores e agricultoras familiares às políticas públicas", afirma o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo, que reforça a importância de fortalecer iniciativas como Pecafes.


Jocélia Silva, secretária de Mulheres da Fetarn e coordenadora da Marcha das Margaridas no RN, enfatizou a importância da luta das mulheres da agricultura familiar na construção de políticas públicas para o campo, como a estruturação do MDA. 

"Temos a missão gigantesca nas mãos que é fazer uma grande Marcha das Margaridas 2023, ação fundamental pela reconstrução do Brasil. Estamos de mãos e seguirem em marcha com Margaridas de vários movimentos sociais", finaliza.

Fonte: Assessoria da CONTAG na Regional Nordeste




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico