A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da sua Coordenação na Regional Nordeste da CONTAG e da Diretoria da Federação do Rio Grande do Norte) Fetarn acompanharam a comitiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Consórcio Nordeste e Governo do Estado no Rio Grande do Norte, em visita na segunda (06), à comunidade Passagem Cumprida, em Bom Jesus, onde entregues: um poço tubular com o uso de energia solar, microtratores e microcrédito para mulheres e jovens da comunidade.
Na oportunidade foi feita uma visita à área de plantações de hortaliças e de fruticultura que contribuem para a promoção da segurança alimentar e combate à fome, por meio da produção de alimentos saudáveis de base agroecológica.
Já na manhã nesta terça (07 de março de 2023), em Natal, a equipe participou da entrega da reforma do Mercado da Agricultura Familiar, onde aconteceu a assinatura de crédito para a criação do Programa Mais Mercados, com anúncio de investimento de R$ 5 milhões; o lançamento do edital de Feiras; a entrega de veículos; além da celebração de contratos com cooperativas da agricultura familiar para fornecimento de alimentos para a rede hospitalar.
Nesta tarde a Coordenação Regional participou da reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio NE, com a presença do Ministro quando foi feita apresentação das propostas da Câmara Temática da Agricultura Familiar.
A CONTAG esteve representada pelo coordenador da Confederação na Regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa e o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo Silva e boa parte da Diretoria da Federação potiguar.
Além do ministro Paulo Teixeira e da governadora Fátima Bezerra, acompanham a agenda ministerial, representantes do Banco Mundial, os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, os deputados estaduais Francisco do PT, Ubaldo Fernandes, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além de secretários(as) de estados do Nordeste.
"A vinda do ministro ao RN reforça o compromisso do Governo Lula com a agricultura familiar e afirma que a CONTAG está fazendo o seu papel por melhoria da qualidade de vida dos povos do campo, da floresta e das águas”, frisa o coordenador da CONTAG no Nordeste, Manoel Cândido.
Vale ressaltar na busca pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados realizam ações importantes em 2023: o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, o Grito da Terra Brasil e a 7ª Marcha das Margaridas.
"Precisamos regularizar a malha fundiária do estado do Rio Grande do Norte para que a gente possa ter, com mais facilidade, o acesso dos nossos agricultores e agricultoras familiares às políticas públicas", afirma o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo, que reforça a importância de fortalecer iniciativas como Pecafes.
Jocélia Silva, secretária de Mulheres da Fetarn e coordenadora da Marcha das Margaridas no RN, enfatizou a importância da luta das mulheres da agricultura familiar na construção de políticas públicas para o campo, como a estruturação do MDA.
"Temos a missão gigantesca nas mãos que é fazer uma grande Marcha das Margaridas 2023, ação fundamental pela reconstrução do Brasil. Estamos de mãos e seguirem em marcha com Margaridas de vários movimentos sociais", finaliza.
Fonte: Assessoria da CONTAG na Regional Nordeste